Toyota revela nova geração de ícone do filme Velozes e Furiosos

Novo Supra manteve motor seis-cilindros turbo e tração traseira, mas plataforma e conjunto mecânico agora é da BMW

Novo Supra foi apresentado pela primeira vez em uma versão de competição

Novo Supra foi apresentado pela primeira vez em uma versão de competição (Divulgação/Toyota)

Dominic Toretto pode comemorar: o Toyota Supra voltou. O icônico carro que foi protagonista do primeiro Velozes e Furiosos teve sua quinta geração revelada no salão de Genebra em uma versão de corrida, repetindo a tática usada pela BMW com o novo Série 8.

A marca revelou poucos detalhes do conjunto mecânico do novo Supra, mas confirmou à imprensa presente no lançamento que o esportivo manterá a configuração de motor seis cilindros em linha turbo com tração traseira. O câmbio manual, porém, foi suprimido em nome de uma caixa automatizada de dupla embreagem.

As lanternas que afinam em direção ao centro da traseira também devem aparecer no novo GT 86

As lanternas que afinam em direção ao centro da traseira também devem aparecer no novo GT 86 (Divulgação/Toyota)

A equipe de desenvolvimento, no entanto, revelou que o novo Supra tem uma divisão perfeita de peso entre os eixos (50/50) e um centro de gravidade baixo. Essas características abrem caminho para que o esportivo tenha uma dinâmica equilibrada, como já ocorre com o compacto GT 86.

O interior de competição não dá nenhuma pista de como será a cabine do próximo Supra

O interior de competição não dá nenhuma pista de como será a cabine do próximo Supra (Divulgação/Toyota)

A principal diferença do novo Supra em relação ao modelo targa laranja que protagonizou Velozes e Furiosos está na origem de seu conjunto mecânico. Agora, o trem de força do novo Toyota foi desenvolvido em parceria com a BMW.

O novo Supra foi um dos destaques da Toyota no salão de Genebra de 2018

O novo Supra foi um dos destaques da Toyota no salão de Genebra de 2018 (Newspress/Divulgação)

Essa aliança fará com que o novo Supra tenha um irmão alemão: a próxima geração do BMW Z4. A dupla compartilhará plataforma, motores e câmbios, mas com identidades próprias. Segundo a imprensa europeia, o BMW será vendido exclusivamente na versão conversível, enquanto o Supra terá apenas carroceria com teto rígido.

Não é a primeira vez que a Toyota desenvolve um esportivo com outra marca; O próprio GT 86 foi feito em aliança com a Subaru

Não é a primeira vez que a Toyota desenvolve um esportivo com outra marca; O próprio GT 86 foi feito em aliança com a Subaru (Divulgação/Toyota)

Apesar disso, o novo Supra terá, infelizmente, mais um ponto em comum com seu antecessor: ele não deve ser vendido no Brasil. O foco da Toyota para o país é com modelos híbridos, e mesmo o GT 86, que seria mais barato, foi descartado por aqui.

Também não se sabe se a nova geração do Supra será capaz de cumprir o quarto-de-milha em menos de dez segundos

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s