É o fim da linha para a Scion. Após rumores que circulavam pela web na manhã desta quarta-feira (3), a Toyota oficializou o fim da submarca nos Estados Unidos, que encerra suas atividades em agosto, com 13 anos de mercado. Os atuais modelos da marca serão reposicionados na linha da Toyota.
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Inaugurada em 2002, a Scion foi criada pela Toyota exclusivamente para o mercado estadunidense com foco no público jovem. Seu desempenho de vendas, porém, nunca foi como o esperado: seu pico foi em 2006, quando emplacou 173.034 unidades no acumulado do ano. Durante seus 13 anos, foram pouco menos de um milhão de carros vendidos. Mais do que isso, a mudança de posicionamento e de imagem da própria Toyota acabou por deixar a Scion de lado, uma vez que seus modelos passaram a ter apelo visual e mecânico mais agressivo, ou seja, mais jovem.
Atualmente com cinco modelos em linha (xB, iA, iM, tC e FR-S), a Scion não deixará seus clientes desamparados. A Toyota garante toda a assistência aos carros já vendidos pela submarca que, por sua vez, compartilham praticamente todos os componentes com a atual linha da matriz. Outros, como os recém-lançados iA e iM, serão reposicionados e inseridos à gama Toyota. Conheça, abaixo, um pouco sobre a atual linha Scion:
Scion iA
Lançado no início de 2015 e fabricado no México, o iA nada mais é que um clone autorizado do Mazda2 Sedan. O modelo tem visual jovem para brigar no segmento intermediário ocupado por Ford New Fiesta sedã e Chevrolet Sonic sedã, além de conjunto mecânico que não proporciona grandes emoções. O motor é um 1.5 16V de 108 cv de potência que pode ser acompanhado de câmbio manual ou automático, sempre de seis marchas. Nos EUA parte de equivalentes R$ 69 mil.
Scion iM
O hatch de visual esportivo é a versão norte-americana do Toyota Auris, que por sua vez compartilha a plataforma do Corolla. Apesar das linhas agressivas, o desempenho do modelo fica aquém do sugerido. O motor 1.8 de 137 cv pode ser acoplado a um câmbio manual ou automático de seis marchas. Sai por R$ 77 mil iniciais.
Scion xB
O xB é o modelo mais famoso da Scion. À venda desde 2004, o monovolume ficou conhecido por seu formato de caixote, como os chamados “kei cars” japoneses. Mesmo com os cantos levemente arredondados ao longo do tempo, o modelo não perdeu sua essência visual. Atualmente é vendido com um motor 2.4 16V de 160 cv de potência com câmbio manual de cinco ou automático de quatro marchas. Parte de equivalentes R$ 73 mil.
Scion tC
Diferentemente do que se pensa, o xB não é o modelo mais vendido da Scion, mas sim o tC. Criado em 2004 para ser um esportivo barato, o cupê é fabricado na mesa base do Toyota Avensis e equipado com um motor 2.5 de 180 cv de potência e transmissão automática ou manual, sempre de seis marchas. Parte de R$ 82 mil.
Scion FR-S
Este é declaradamente a versão norte-americana do Toyota GT86 (que gerou ainda o Subaru BRZ). Também tido como um esportivo de “baixo custo”, apesar de mais caro que o tC, o pequeno cupê tem desenho atraente e moderno, mas fez muito mais sucesso quando vendido com o “T” estilizado na grade. É equipado, por lá, com um motor 2.0 de 205 cv de potência e transmissão manual ou automática de seis marchas. É comercializado por equivalentes R$ 105 mil.