Aparentemente, 2023 não foi um ano ruim para a Toyota, confirmada como a maior montadora automotiva em número de unidades vendidas pelo quarto ano consecutivo. Contudo, a fabricante japonesa perdeu um título importantes: o Corolla perdeu o título de carro mais vendido do mundo para o Tesla Model Y, um elétrico.
Apesar de ter sido um ano recorde para a Toyota, chama a atenção a baixa participação de seus carros elétricos – inferior a 1% -, contrastando com as declarações recentes do presidente da Toyota, Akio Toyoda, sobre o futuro dos veículos elétricos.
O Grupo Toyota alcançou a marca de 11.233.039 veículos vendidos no mundo inteiro em 2023, registrando um aumento de 7,2% em relação ao ano anterior. A marca Toyota emplacou 9.483.137 unidades, superando até mesmo o Grupo VW, que ocupa a segunda posição no ranking global.
A divisão de luxo da Toyota, a Lexus, também teve um desempenho impressionante, com 824.258 automóveis vendidos, representando um aumento de 132%.
Se forem consideradas as vendas da Toyota e de todas as suas subsidiárias, apenas 0,92% das vendas correspondem a carros elétricos, totalizando 104.018 unidades. E isso, por si só, representa um crescimento expressivo: 352,2% em comparação a 2022, marcando o melhor ano para os carros elétricos da Toyota até o momento.
Embora a Toyota tenha mantido sua liderança global, é interessante notar que o Grupo Volkswagen vendeu cerca de 770.000 carros elétricos em 2023, representando 8,3% do total. Isso destaca a necessidade de a Toyota acompanhar de perto a evolução da tecnologia elétrica, especialmente diante das observações céticas do presidente Akio Toyoda, que prevê uma participação de mercado para carros elétricos de apenas 30%.
A distribuição de tecnologias alternativas nas vendas da Toyota em 2023 mostra que os veículos híbridos lideram com 3.420.004 unidades, seguidos por veículos híbridos plug-in (124.755), veículos elétricos (104.018), veículos microhíbridos (26.859) e veículos com célula de combustível (3.921).
Observando as vendas globais da Toyota fora do mercado japonês, a empresa revela um domínio global, com 8.928.230 veículos vendidos em 2023, um aumento de 4,1%. Os Estados Unidos se destacam como o principal mercado internacional, respondendo por 29% desse total.