A Toyota liberou o uso de forma gratuita de 5.680 patentes relacionadas com sua tecnologia de células de combustível a hidrogênio para uso da indústria automotiva em anúncio feito na segunda-feira (5), durante a CES 2015, a feira de eletrônicos para o consumidor, que está sendo realizada em Las Vegas, nos Estados Unidos.
Confiante no caminho escolhido a ser seguido pela indústria na busca por alternativas ao uso de veículos movidos a combustíveis fósseis, a Toyota liberou o uso de todas as suas patentes relacionadas ao projeto para incentivar que outras montadoras também trabalhem neste segmento, o que fará com que a tecnologia avance ainda mais rapidamente.
Ao todo são cerca de 1.970 patentes relacionadas com células de combustível e como elas são armazenadas, 290 com tanques pressurizados para armazenamento de hidrogênio, 3.350 com o programa de gerenciamento do sistema e 70 sobre a produção e fornecimento do gás usado como combustível por veículos como o novo Toyota Mirai.
As patentes relacionadas com os sistemas de alimentação dos veículos serão liberadas até o final de 2020, já as outras por tempo indeterminado. Como parte do programa, a Toyota irá solicitar, e não obrigar, que montadoras interessadas também liberem o uso de suas próprias patentes.