Toyota Hilux GR-S de 224 cv tem novo visual e promete mais estabilidade
Bitolas mais largas devem melhorar a dinâmica da picape, que ainda ganhou nova dianteira e retoques pontuais no estilo — sem reajuste no preço
Lançada no início de 2022 no Brasil, a Toyota Hilux GR-Sport (R$ 354.790) acaba de receber uma série de mudanças na Argentina. E como a picape esportiva da Toyota vendida no nosso mercado vem do país vizinho, é natural que a nossa linha 2024 repita tais novidades, que incluem estética e alterações mecânicas significativas.
Principal destaque da Hilux GR-S, o motor 2.8 turbodiesel é o mais potente dentre todas as versões da picape, mas mantém os mesmos 224 cv e 55,0 kgfm da linha 2023. O câmbio automático de seis velocidades também se mantém, com tração 4×4 reduzida com acionamento eletrônico e bloqueio do diferencial traseiro.
O comportamento dinâmico da caminhonete, porém, deve melhorar graças ao aumento das bitolas: no eixo dianteiro, a Hilux GR-S está 14,4 cm mais larga. Atrás, o alargamento é ainda mais surpreendente, de 15,5 cm. Tais mudanças são importantes para amenizar a rolagem da caminhonete, volta e meia alvo de críticas.
Como o vão livre aumentou 2 cm (chegando a 30,6 cm), tal alteração se tornou ainda mais vital. Tudo isso fez com que a geometria de suspensão da Hilux também fosse alterada, e a Toyota aproveitou os trabalhos para equipar o eixo traseiro com discos de freio, em substituição aos tambores até então utilizados.
Novo visual
Além das bitolas, a Toyota Hilux GR-S 2024 chegará com frente renovada. Ainda que o formato da grade se mantenha, há novas barras em preto que se sobrepõem à grelha, inclusive tendo a fabricante reposicionado sensores de proximidade da caminhonete.
A sensação de tamanho da picape média é favorecida pelos novos para-lamas, bem salientes. Ainda mais notável é o para-choque dianteiro, completamente novo e que traz tons em prata junto às opções de preto, branco e vermelho da carroceria.
Por outro lado, os adesivos das mesmas cores que eram marca registrada da versão GR-S parecem ter saído de cena. Também há novas rodas e, atrás, a Hilux esportiva trocou um santantônio tradicional por espécie de aerofólio.
Na Argentina, a Hilux GR-S 2024 chegou com o mesmo preço da linha 2023. Caso isso se repita no Brasil, isso significa preço sugerido de R$ 354.790.