O Salão de Tokyo está sendo palco de muitas novidades, que nos fazem imaginar como será o futuro dos carros daqui uns anos. A Toyota não perdeu tempo e nos apresentou o que pode ser seu próximo carro esportivo. O FT-Se é um cupê elétrico, que chama a atenção muito pelo seu design futurista, diferente de qualquer outro carro já feito pela marca.
Infelizmente, tudo o que sabemos sobre ele é o que podemos ver nas fotos. A Toyota não revelou nenhum detalhe sobre motorização ou data para o conceito se transformar em um carro de produção. Mas, levando em consideração que o conceito FT-1 deu origem ao Toyota Supra num passado não muito distante, podemos deduzir que o FT-Se deve estrear daqui há alguns anos.
Na dianteira, o que mais chama a atenção são as grandes entradas de ar nas extremidades. O conjunto óptico é composto por LEDs bem finos e verticais, tanto dos DLRs, quanto dos faróis principais. Já a forma pontuda do capô enfatiza o visual esportivo do Toyota FT-Se.
Olhando de perfil, a silhueta do esportivo parece ser um pouco incomum, mas esse contorno é proposital. A Toyota está chamando de “silhueta de ponta” e ela ajuda a diminuir o arrasto aerodinâmico. Os espelhos retrovisores bem finos e as maçanetas ‘secretas’ são outros dois componentes que ajudam a melhorar a aerodinâmica do FT-Se
Assim como na dianteira, a traseira também é pontiaguda, por isso, o caimento da traseira termina em um aerofólio no estilo cauda de pato. Porém, em imagens lançadas antes do Salão, a montadora tinha revelado uma versão do carro com uma asa fixa. Talvez, essa seja restrita apenas para as pistas de corrida.
Mas se tudo nesse carro parece diferente e futurista, um detalhe passa despercebido: as rodas têm visual até que bem comum, se comparar a todo o resto.
Por dentro, o FT-Se segue a moda dos carros futuristas apresentando uma cabine bem minimalista. Tanto é que nem sequer uma tela central tem, algo que é praticamente obrigatório hoje em dia. Ao invés disso, bem ao lado do volante em forma de manche, há uma base para por o smartphone, assim como aquela que vemos em quase todo carro de aplicativo.
Para o motorista, há um quadro de instrumentos totalmente digital, enquanto do lado do passageiro uma pequena tela parece servir para controlar o ar-condicionado. Os bancos são esportivos e trazem uma cor azul, que contrasta bem com o exterior laranja. A cor se repete do acabamento “aerado” que decora parte dos painéis das portas e na parte próxima às pernas.
Embora pouco tenha sido revelado sobre o FT-Se, sabemos que a Gazoo Racing tem grande participação no que nos foi apresentado. Em nenhuma parte do carro, nem mesmo na traseira, encontramos alguma referência ou logo da Toyota. Tudo, desde os símbolos nos bancos até o emblema na ponta do capô são da divisão esportiva.
Na parte tecnológica a Toyota apenas disse que a GR usou de toda a sua experiência no automobilismo e que o carro terá atualizações de software para “crescer com o piloto”.