Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Toyota Corolla Cross da Stock Car surge com motor 2.1 turbo de 500 cv

Na temporada 2025, a Toyota trocará o Corolla pelo Corolla Cross, que estreia com chassi inédito e sem motor V8

Por Nicolas Tavares
4 out 2024, 19h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Toyota Corolla Cross da Stock Car 2025
    Toyota Corolla Cross da Stock Car 2025 (Divulgação/Toyota)

    Seis meses depois de revelar as primeiras fotos, a Toyota apresenta o Corolla Cross que estará nas pistas de corrida brasileiras a partir de 2025. A nova temporada da Stock Car, principal categoria do turismo nacional, se afastará dos sedãs para usar bolha com silhueta baseada em SUVs, com o Corolla Cross disputando contra o Chevrolet Tracker e o Mitsubishi Eclipse Cross.

    Antes apresentado de forma virtual, agora o Toyota Corolla Cross da Stock Car está pronto para correr, com sua carroceria definitiva. Assim como os demais carros da categoria, não é exatamente o carro das ruas por usar uma plataforma chamada Audace SNG01, desenvolvida especialmente para a competição.

    Toyota Corolla Cross da Stock Car 2025
    Toyota Corolla Cross da Stock Car 2025 (Divulgação/Toyota)

    Esta arquitetura traz diversas evoluções. O chassi é feito com um aço chamado DP980R desenvolvido e fornecido pela ArcelorMittal especialmente para a Stock Car. A estrutura é mais resistente e tem uma rigidez maior para entregar mais segurança e desempenho.

    A mudança mais importante é a conectividade. Conta com um sistema controlado pelo processador Qualcomm Snapdragon 5G que permite monitorar diversas funções do carro. Junto com a câmera interna de 360°, as transmissões da corrida terão ainda mais informações e cenas, com dados do motor exibidos em tempo real.

    Continua após a publicidade

    Sua carroceria é produzida pela Magna Compósitos usando um material composto, combinando fibra de carbono, aramida, fibra de vidro e kevlar. Isto reduzirá o peso consideravelmente, dos 1.405 kg atuais para 1.100 kg. Conta com uma asa traseira móvel semelhante à da Fórmula 1, outra novidade para a categoria.

    stock car 2025
    Estrutura tubular de aço foi desenvolvida com o objetivo de favorecer o desempenho e garantir segurança (Divulgação/Quatro Rodas)

    Como é de costume, todos os carros terão a mesma mecânica. O V8 5.7 aspirado usado desde 2011 sairá de cena e em seu lugar veremos um 2,1 litros turbo de quatro cilindros, ainda abastecido com etanol. É controlado por uma transmissão semiautomática sequencial de seis marchas.

    Compartilhe essa matéria via:

    Foi equipado com suspensão independente nas quatro rodas do tipo duplo A e um sistema pushrod, combinados a amortecedores reguláveis da Penske Racing. As rodas de liga leve de 18 polegadas foram criadas pela Mangels, calçando pneus Hankook 300/680 R18 e com freios a disco ventilados.

    Continua após a publicidade
    Toyota Corolla Cross da Stock Car 2025
    Toyota Corolla Cross da Stock Car 2025 (Divulgação/Toyota)

    As fotos mostram que a carroceria inspirada no Corolla Cross é bem diferente do SUV, sendo mais baixa e com um capô bem longo, lembrando bem mais um sedã do que o utilitário. Tanto a frente quanto a traseira remetem ao carro de rua, com faróis ne mesmo formato, assim como a grade dianteira e as lanternas.

    Além do Corolla Cross, a Chevrolet irá competir com um carro inspirado no Tracker e a Mitsubishi entra para a categoria com o Eclipse Cross. Uma quarta marca, ainda não revelada, fará parte do grid em 2025 e deve ser apresentada ainda este ano.

    Toyota Corolla Cross da Stock Car 2025
    Toyota Corolla Cross da Stock Car 2025 (Divulgação/Toyota)

    O chassi utilizado atualmente (JL-G09) estreou em 2009. Ao longo desses 15 anos, as maiores mudanças da Stock se concentraram nas carenagens, alteradas de maneira a se parecerem com o modelo de rua mais conveniente para cada uma das fábricas participantes. As atuais, por exemplo, reproduzem as linhas do Chevrolet Cruze e do Toyota Corolla.

    Ficha Técnica

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.