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Top Ten: só pra contrariar

Em vez de seguir os padrões da indústria, esta turma do contra resolveu seguir outro caminho

Por Redação
Atualizado em 25 mar 2024, 16h18 - Publicado em 1 jun 2016, 20h25
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  • Citroën XM
    O volante de raio único do Citroën XM ()

    Banco de ideias

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    Mercedes-Benz S 63 AMG Coupé
    Mercedes-Benz S 63 AMG Coupé ()

    Quem já usou assento com regulagem elétrica sabe onde os botões ficam: do lado esquerdo, junto à coxa. Menos nos Mercedes-Benz, que resolveu inventar moda. Mas ficou lindo: posicionados nas portas, os comandos têm o formato de um banco estilizado.

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    Prossiga, câmbio!

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    Mercedes-Benz ML350 Bluetec 4Matic
    Mercedes-Benz ML350 ()

    Outra bossa dos Mercedes: em alguns modelos mais familiares, o câmbio automático fica à direita da coluna de direção e igual à alavanca do limpador. Basta chover e os novatos na marca jávão lá e acionam o comando sem querer.

     

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    Roda presa

    FIat Mille Fire
    FIat Mille Fire ()

    Diferentemente do Uno italiano (e do resto do mundo), o modelo brasileiro ganhou em 1984 o estepe junto ao motor. Além de aumentar o pequeno porta-malas, evitava ter de descarregá-lo se um pneu furasse.

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    Raio solitário

    Citroën DS
    Citroën DS ()

    Volante geralmente possui dois, três ou quatro raios. Mas durante muito tempo a Citroën equipou seus carros com volantes de raio único – como os dos DS (foto), GS, BX e XM. Décadas depois, em 2004, ela surpreenderia novamente com o volante de cubo fixo da linha C4. 

     

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    O lado bom da vida

    Porsche 911
    Porsche 911 ()

    A ignição dos Porsche à esquerda remete à antiga largada das 24 Horas de Le Mans: de pé, os pilotos corriam até o carro e davam a partida com uma mão enquanto a outra engatava a primeira marcha.

     

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    Coração horizontal

    2013-Scion-FR-S-Boxer
    Motor boxer do Toyota GT86 / Subaru BRZ ()

    Já foi o tempo em que o motor boxer com cilindros opostos horizontais era sinônimo de Fusca ou Porsche – agora a marca traz V6, V8 e propulsão elétrica. Mas ele ainda é a alma dos Subaru, pois baixa o centro de gravidade e ocupa pouco espaço.

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    Muito barulho por nada

    Peugeot 106 Rallye
    Peugeot 106 Rallye ()

    Até os anos 90, a Peugeot cultivava duas tradições. Uma era usar um zero no meio do nome do carro (206, 306 etc.). A outra era instalar a buzina num lugar incomum: na ponta da alavanca do pisca-pisca. O primeiro Celta vendido no Brasil tinha o mesmo mecanismo, logo trocado pelo tradicional acionamento no volante.

     

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    Parafusos a menos

    Corcel II LDO 1
    Corcel II ()

    Na época em que o padrão era a roda de quatro furos, o Corcel tinha só três, o que lhe rendeu fama de difícil de balancear, além da pequena oferta de aros esportivos para quem curtia um visual diferente.

     

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    Sob nova direção

    Peugeot 208
    Peugeot 208 ()

    Ao dirigir um Peugeot 208, logo se percebe algo de diferente no interior chamado i-Cockpit: o quadro de instrumentos tem de ser visto por cima do pequeno volante. Se você possui estatura mediana, consegue ajustá-lo e aproveitar suas vantagens. Já se você mede mais de 1,80m… É um caso típico de “ame ou odeie”.

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    A chave do sucesso

    Ford Focus
    Ford Focus ()

    Para abrir qualquer capô, todos sabem o que fazer: puxar a alavanca sob o painel, à esquerda. Mas, em 1998, a Ford resolveu fazer diferente no Focus: precisava girar o logotipo na grade e usar a chave do carro.

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