Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Dez carros que ninguém acredita, mas ainda estão em produção

Eles resistiram ao longo de décadas sem grande mudanças e ainda dominam seu terreno

Por Redação
Atualizado em 26 mar 2021, 23h24 - Publicado em 11 out 2019, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Reinado britânico

    Top ten: dez carros que ninguém acredita, mas ainda estão em produção
    (Arquivo/Quatro Rodas)

    Desde 1936, a inglesa Morgan Motor Company faz roadsters sob encomenda, como o modelo 4/4, mantendo a tradição da receita de chassi de madeira e carroceria de alumínio. E não é que ele continua à venda da mesma maneira? Do motor original 1.1 de 34 cv, passou agora para o Sigma 1.6 de 111 cv que equipa o Ford Fiesta.

    Publicidade

    Imigrantes japonês

    Top ten: dez carros que ninguém acredita, mas ainda estão em produção
    (Arquivo/Quatro Rodas)

    Lançado em 1970 no Japão e hoje disponível em mais de 180 países, o Suzuki Jimny só teve quatro gerações, mas foi a terceira que mais durou: nasceu em 1998 e ainda está viva – montado em Catalão (GO), ele vai até conviver com a nova versão, chamada Sierra.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Gato de sete vidas

    Top ten: dez carros que ninguém acredita, mas ainda estão em produção
    (Arquivo/Quatro Rodas)

    Na época apenas uma concessionária Lotus, a Caterham comprou os direitos para fabricar o icônico Lotus Seven (1957-73), desde que não usasse o nome original. Assim, o projeto está rodando por aí até hoje, em sete versões com motores Ford 1.6 Sigma ou 2.0 Duratec.

    Exército vermelho

    Top ten: dez carros que ninguém acredita, mas ainda estão em produção
    (Arquivo/Quatro Rodas)

    Considerado o Jeep Willys dos soviéticos, o russo UAZ-469 surgiu em 1971. Sobreviveu à queda do Muro de Berlim, em 1989, e ao fim da União Soviética, em 1991. Desde então, é quase o mesmo, mudando só o nome (Hunter), com opções a gasolina e a diesel.

    Publicidade

    Nova cidadania

    Top ten: dez carros que ninguém acredita, mas ainda estão em produção
    (Arquivo/Quatro Rodas)

    Na essência, o indiano Mahindra Thar é o Jeep CJ-5 de 1954. As únicas diferenças estão no acabamento, na motorização 2.5 turbodiesel de 62 cv e no câmbio, manual ou automático de cinco marchas. Desde 2018, é exportado para os EUA com o nome de Roxor.

    Continua após a publicidade

    Perua maquiada

    Top ten: dez carros que ninguém acredita, mas ainda estão em produção
    (Arquivo/Quatro Rodas)

    A Palio Weekend deu as caras em 1997 e, desde então, reina no segmento das peruas. Ganhou a versão Adventure, passou por três reestilizações, desvinculou-se do Palio, mas no fundo sempre foi o mesmo carro. E é cara: a Weekend Adventure sai por R$ 84.000.

    Publicidade

    A coisa tá russa

    Top ten: dez carros que ninguém acredita, mas ainda estão em produção
    (Arquivo/Quatro Rodas)

    O Lada Niva é feito desde 1977 pela AvtoVAZ com a mecânica simples e o acabamento  espartano de sempre. Xodó dos russos e um autêntico 4×4, ele oferece atualmente a versão hatch (3 portas) e wagon (5 portas), mas já teve picapes de 2 e 4 portas e até van.

    Acordo do Irã

    Top ten: dez carros que ninguém acredita, mas ainda estão em produção
    (Arquivo/Quatro Rodas)

    Sob licença da Nissan, a iraniana Zamyad produz desde 1970 a picape Z24. Apesar de suas linhas básicas intocadas, continua sendo um sucesso: em 2015, ele foi o veículo mais vendido no Irã, com seus motores Isuzu 2.4 (92 cv) ou 2.8 turbodiesel (93 cv).

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Saída à francesa

    Top ten: dez carros que ninguém acredita, mas ainda estão em produção
    (Arquivo/Quatro Rodas)

    Desenhado pela Pininfarina, o Peugeot 405 de 1987 durou dez anos na França, mas desde 1995 segue vivo no Irã e Egito, onde tem o nome de Pars (foto). Curioso é que no Irã há o ROA, cópia do 405 antigo, mas com tração traseira e base de Paykan, um carro local.

    Sou quadrado, sim, e daí?

    Top ten: dez carros que ninguém acredita, mas ainda estão em produção
    (Arquivo/Quatro Rodas)

    É verdade que o Mercedes Classe G, lançado em 1979, era o mesmo até 2018, quando veio a segunda geração, com várias melhorias, como a suspensão independente, mas o estilo quadradão, robusto e old school permanece. Afinal, não se mexe em time que está ganhando.

    Publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.