Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Top Ten: soluções técnicas de carros que acabaram virando moda

Eles nasceram funcionais, mas suas formas caíram no gosto do povo e viraram até modismo

Por Fernando Garcia
Atualizado em 27 dez 2020, 00h23 - Publicado em 30 out 2015, 16h38
  • Seguir materia Seguindo materia
  • qr-674-top-ten-01-psd.jpeg?1446234266Portas tesoura 

    As Lambo doors são obra de Marcello Gandini, que as usou em 1974 no Lamborghini Countach. Além de ousadas, ajudavam a entrar num carro tão largo em vagas apertadas. Como a visibilidade traseira era ruim, o motorista podia ainda abrir a porta para manobrar de ré.

    Fibra de carbono

    qr-674-top-ten-02-tif.jpeg?1446234266

    Ela estreou nos F-1 para substituir o aço, já que pesa até 60% menos. Sem pintura, seu padrão é inconfundível, como a trama de um tecido. Não demorou para surgirem peças de plásticos que só imitam seu visual.

    Retrovisor M3

    qr-674-top-ten-03-tif.jpeg?1446234266

    Os espelhos fixados por dois finos braços do BMW M3 de 1992 tinham uma função bem definida: melhorar a aerodinâmica. Mas de tão belos acabaram sendo copiados e viraram hit nas lojas de acessórios.

    Antena shark (tubarão)

    qr-674-top-ten-04-tif.jpeg?1446234266

    Continua após a publicidade

    Posicionada na parte traseira do teto, ela turbina a recepção (especialmente do GPS) sem estragar o visual ou aumentar em excesso a altura do veículo. Nascida nos BMW, tornou-se item de decoração.

    Teto targa

    qr-674-top-ten-05-tif.jpeg?1446234266

    Em 1967, a Porsche ouviu o boato de que os EUA, seu maior mercado externo, proibiriam a venda de conversíveis. Assim, nasceu o 911 Targa: o arco é fixo, mas o modelo pode ser coberto por um painel removível.

    Travas de capô

    qr-674-top-ten-06-tif.jpeg?1446234266

    Para evitar que o capô de carros de corrida se abrisse por acidente em alta velocidade, alguém criou um pino externo com cabo de aço. A ideia agradou tanto que hoje se vende até trava que é apenas decorativa.

    Farol escamoteável

    qr-674-top-ten-07-tif.jpeg?1446234266

    Inaugurado pelo Cord 810, em 1935, o recurso foi redescoberto pelos esportivos nos anos 80, pois permitia uma frente mais baixa – e uma aerodinâmica superior. No Corvette, foi usado entre 1963 e 2004.

    Continua após a publicidade

    Bolha do Gol GTI 16V

    651_gbrasil_04.jpeg?1388950819

    Quando o GTI virou 16V (1995), o cabeçote era mais alto, para acomodar as bielas 15 mm mais longas. A VW resolveu trocar o capô por outro com um calombo, que depois virou objeto de culto entre os jovens.

    Scoop no capô

    qr-674-top-ten-09-tif.jpeg?1446234266

    Com o objetivo de levar mais ar ao motor, popularizou-se nos anos 70 com os pony e muscle car americanos. Com o tempo, virou ícone estético: em 2008, a GM lançou a S10 nacional com scoop sem abertura no capô.

    Portas asas de gaivota

    qr-674-top-ten-10-tif.jpeg?1446234266

    No Mercedes 300 SL de corrida (1952), o chassi tubular invadia até a metade da lateral do veículo. O jeito foi adaptar duas portas de alumínio que abriam pra cima, solução que foi mantida na versão de rua.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.