Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Todos os motores turbo precisam de intercooler?

Componente resfria o ar admitido pelo motor, aumentando seu rendimento volumétrico

Por Redação
Atualizado em 23 nov 2016, 21h50 - Publicado em 14 out 2016, 17h58
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Intercooler 1
    Intercooler ar-água do Up! TSI; responsável pela versão ter para-choque dianteiro mais pronunciado ()

    Como funciona o Intercooler com arrefecimento por água e ar? – Ivan Ribeiro, por e-mail

    Publicidade

    O motor do antigo Gol 1.0 Turbo já tinha intercooler. Todos os motores turbo precisam dele? Onde ele fica no Up! e no Golf TSI? – William Veríssimo Ribeiro, São Paulo

    Publicidade

    Primeiro, vale explicar que o intercooler é uma espécie de radiador que tem a função de resfriar o ar admitido pela turbina de um motor. Por ser mais denso, esse ar mais frio ocupa menos espaço. Posteriormente, o ar mais frio e denso é enviado em maior quantidade para dentro dos cilindros, melhorando significativamente o rendimento volumétrico do motor. 

    Continua após a publicidade

    Leia mais: 

    Publicidade

    >> É possível instalar injeção direta em motores com injeção indireta? 

    >> Encher o tanque além da bomba pode ser prejudicial? 

    Publicidade

    >> Limpeza do corpot de borboleta é obrigatória em carros flex?

    No caso do intercooler do tipo ar-água, seu arrefecimento é feito por um radiador auxiliar, que também resfria a turbina por meio de uma bomba elétrica, responsável pela circulação da água pelo sistema inteiro.

    Publicidade

    Contudo, seu uso não é necessariamente obrigatório em carros equipados com motores turbo. Alguns automóveis dos anos 80 e 90, inclusive, não tinham intercooler em seus motores sobrealimentados (seja por turbocompressor ou compressor mecânico).

    Continua após a publicidade

    Atualmente, todos os modelos equipados com turbo contam com o intercooler. Nos motores TSI (turbocompressor e injeção direta) dos VW Up! (1.0 TSI) e Golf e Jetta (ambos 1.4 TSI), o componente é integrado ao coletor de admissão. Além de facilitar sua acomodação no motor no cofre, essa proximidade aumenta a eficiência de todo o conjunto, reduzindo as perdas e eliminando o turbo lag, pelo fato de reduzir o percurso do ar antes da admissão.

    Publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.