Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Tesla Model S é multado em Cingapura porque… polui demais?

Governo justifica que leva em consideração as emissões de CO2 do processo de geração de eletricidade

Por Diego Dias Atualizado em 23 nov 2016, 20h44 - Publicado em 11 mar 2016, 13h53
Tesla Model S recarregando
Recarga de um Tesla Model S

Imagine a seguinte situação: você compra um carro totalmente elétrico, seja porque você é preocupado com o efeito estufa, ou porque você gosta do torque instantâneo. Com todos os trâmites burocráticos de compra feitos, há a descoberta que seu carro (elétrico!) foi taxado em quase US$ 11.000 porque tem uma emissão alta de dióxido de carbono (CO2). O carro em questão? Um Tesla Model S – modelo que sequer tem um sistema de escape para emissão de poluentes.

O feito inusitado aconteceu em Cingapura, onde o proprietário Joe Nguyen decidiu importar um Tesla Model S usado, trazido de Hong Kong e que demorou sete meses para ser autorizado a rodar pelas estradas do país. Segundo o departamento de transportes de Cingapura, foi constatado que o Tesla Model S emitia uma quantidade de CO2 equivalente a 222g por quilômetro.

As emissões foram calculadas com base em uma tabela que põe um valor sobre as emissões geradas pela produção de energia – neste caso, eletricidade. Em Cingapura, 95% da eletricidade é produzida a partir do gás natural, um combustível fóssil. O país tem uma política de incentivo para a população comprar veículos com baixas emissões de carbono, oferecendo até US$ 30.000 de descontos e uma multa pesada de mesmo valor para os carros com índice de emissões mais elevados. Híbridos são favorecidos por essa política, mas automóveis 10% elétricos não.

Mesmo assim, as reclamações do proprietário do Tesla chamaram até a atenção do presidente da marca, Elon Musk, que prometeu “investigar a situação” no país asiático, tendo entrado em contato até com o primeiro ministro do país, Lee Hsien Loong. Cliente e marca também citam o caso de um proprietário de um Peugeot Ion (também elétrico) que, ao contrário do Tesla, acabou recebendo um desconto de US$ 14.400 do governo de Cingapura após passar pela mesma avaliação.

Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo da QUATRO RODAS! Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 14,90/mês

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

App QUATRO RODAS para celular e tablet, atualizado mensalmente.

a partir de R$ 9,90/mês