Prestes a receber uma importante reunião de líderes políticos, a cidade chinesa de Beidaihe está oficialmente proibida de ser visitada por carros da Tesla, anunciou o governo do país. A medida tem a ver com o receio de que as várias câmeras e sensores dos modelos elétricos sejam usados para espionagem, segundo a Reuters. O site Electrek vai além, e cita uma possível represália ao banimento da Huawei dos Estados Unidos.
Ainda que Elonk Musk e Beijing mantenham fortes e amigáveis relações, a partir do dia 1º de julho haverá barreiras de trânsito em Beidaihe — cidade turística próxima à capital da China —, nas quais agentes de trânsito ordenarão que todos os Tesla deem meia-volta. A retenção valerá por no mínimo dois meses e coincide com um “conclave” de altas lideranças do Partido Comunista local.
Essa não é a primeira vez que a Tesla sofre sanções na China, sempre com relação ao medo de espionagem: no ano passado, integrantes do exército chinês foram proibidos de estacionar veículos da marca em bases ou alojamentos.
Misterioso em suas diretivas, o governo chinês não explicou porque outras marcas que também utilizam câmeras e sensores estariam permitidas de circular em Beidaihe ou nos complexos militares. Uma explicação, entretanto, pode estar no fato da Tesla ser a única montadora com fábrica 100% própria na China; todas as outras marcas ocidentais, por outro lado, funcionam em parceria com fabricantes locais.
Com um dos sistemas de direção autônoma mais avançados do mundo, a Tesla utiliza dados de vídeo, radares e telemetria para alimentar sua poderosíssima rede neural, que utiliza essas informações para “aprender” a dirigir melhor com o tempo. Sobre isso, Elon Musk negou categoricamente qualquer espionagem. “Ainda que houvesse espionagem, o que um outro país aprenderia (com esses dados) e para o quê eles serviriam?”, completou.
Além das crescentes proibições de circulação, o escrutínio chinês também fez com que a Tesla anunciasse, há alguns meses, a criação de data centers em solo chinês, a fim de armazenar localmente todos os dados coletados dos carros fabricados em Xangai, onde fica a planta da norte-americana.