Tecnologia e isenções bombam interesse em carros híbridos, revela Google
Pesquisa encomendada pelo Google mostra que mais da metade das pessoas que querem trocar de carro nos próximos meses querem pelo menos um híbrido
A oferta de carros elétricos e híbridos é crescente no Brasil, onde a frota já triplicou nos últimos três anos, e o desejo da eletrificação já atinge mais da metade das pessoas que pretendem trocar de carro nos próximos meses. É o que mostra uma pesquisa da Offerwise encomendada pelo Google. Em geral, 52% querem eletrificar a garagem. Entre os que buscam um carro 0 km, este número sobe para 65%.
O levantamento também mostra que a questão ambiental não é prioridade para este tipo de consumidor. O apelo tecnológico agrada a 37% dos entrevistados que querem um elétrico ou híbrido. Em seguida vem a isenção de taxas e impostos, vontade de 35%. A preocupação com o meio ambiente vem em terceiro lugar, com 27% dos entrevistados.
A pesquisa divulgada nesta sexta (24) ouviu, em fevereiro, 1.200 pessoas que pretendem trocar de carro.
Ela também mostra que 98% dos entrevistados vê o dono de carros elétricos como uma pessoa bem sucedida. Para 69%, o proprietário é também ligado à tecnologia e, para menos da metade (48%), é preocupado com o meio ambiente.
Quando os carros a combustão são incluídos na pesquisa, a eficiência passa a ser prioridade de 39% e tecnologia é citada por 20%. Ambos à frente da segurança, preocupação de apenas 11% dos entrevistados.
“O consumidor começa a ver as marcas não só como montadoras, mas também como uma indústria de tecnologia. A partir de agora, a percepção tecnológica vai ser fundamental para construir a consideração das marcas desse setor”, disse Lara Guedes, head de negócios para o segmento de mobilidade do Google Brasil.
A empresa também divulgou números internos para o setor e disse que a buscas por termos associados à compra de carros cresceram 5% em relação ao ano passado. Procura por veículos 0 km aumentou 9%. Segundo o Google, esses números retomam os patamares de 2021.