Na CES (maior feira de tecnologia do mundo) do ano passado a Sony apresentou a sua primeira empreitada no mundo automotivo, o cupê Vision-S. O modelo reunia o que a gigante da tecnologia faz de melhor: telas, câmeras, áudio e até um Playstation embarcado. Mas ninguém levou tão a sério.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Na edição deste ano do evento, antes mesmo de colocar à venda o seu primeiro carro, a Sony apresentou o seu SUV elétrico, o Vision-S 02.
Se o sedã tinha apenas quatro assentos, o SUV acomoda até sete pessoas. Basicamente, ele se parece com uma versão mais alta do sedã e com um generoso entre-eixos de 3,03 m.
O conceito é tracionado por dois motores elétricos (um em cada eixo). Cada um produz 272 cv (200 kW) de potência, assim como no sedã.
A Sony não revelou os números de aceleração, mas espera-se que seu 0 a 100 km/h seja pouco mais lento do que os 4,8 s do Vision-S 01, que é 130 kg mais leve e tem aerodinâmica mais favorável. O peso extra também impactou negativamente a velocidade máxima, de 180 km/h, ou 60 km/h a menos que o sedã.
Dados relevantes como autonomia, capacidade de aceleração e consumo médio de energia ainda são um mistério.
O painel revela um conjunto de cinco telas. Os visores laterais funcionam como espelhos retrovisores: eles transmitem a imagem das câmeras laterais. O sistema de mídia com controle de voz e gestos possui telemática integrada com conectividade 5G.
Os passageiros, durante uma viagem, podem se conectar remotamente a um console doméstico Sony PlayStation e usar tecnologias de nuvem para jogar: a imagem será exibida em monitores na parte traseira da cabine. Um sistema de áudio com alto-falantes embutidos nos assentos fornecerá fluxos de áudio separados para todos os passageiros.
O crossover ainda tem piloto automático com um conjunto de sensores em todo o perímetro da carroceria, mas a Sony está avaliando as capacidades do sistema existente: após a conclusão da primeira fase de testes, ele será atribuído apenas o segundo nível de autonomia de cinco possíveis – portanto, não será tão avançado quanto o Auto Pilot da Tesla.
Já é claro que a Sony tem levado a sério o desenvolvimento do segmento de transportes. No entanto, o momento exato do aparecimento dos veículos elétricos em série ainda não foi dito. O que sabemos até então é que Sony está criando a Sony Mobility, cujo objetivo será explorar suas intenções automotivas e esse braço de mobilidade será lançado no 2° trimestre de 2022.