Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

SUV elétrico da Hyundai acelera como esportivo e roda 480 km sem recarga

Utilitário marca estreia da subsidiária de elétricos da Hyundai e mostra o cartão de visitas da poderosa plataforma E-GMP

Por Eduardo Passos
23 fev 2021, 19h08
Novo Ioniq 5 chega esse ano, estreando a submarca elétrica da Hyundai
Novo Ioniq 5 chega esse ano, estreando a submarca elétrica da Hyundai (Divulgação/Hyundai)

Uma das líderes na corrida pela eletrificação, a Hyundai apresentou, nesta terça-feira (23), o primeiro modelo da Ioniq – sua submarca 100% voltada aos veículos elétricos.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90

Trata-se do SUV médio 5, que estreará a nova plataforma veicular E-GMP e todas as suas funcionalidades, apresentadas no ano passado. 

Por fora, o Ioniq 5 pouco lembra os modelos recentes da Hyundai, no que a própria companhia justificou como uma superação de “normas do passado e exploração da liberdade que as plataformas elétricas oferecem”. 

Curiosamente, seu design é vagamente inspirado justamente no primeiro da coreana, o Pony, de 1975. Entretanto, as linhas quadradas do novo utilitário são mais estéticas e buscam remeter à modernidade, assim como faróis e lanternas que simulam pixels e relembram displays antigos.

Faróis quadrados conectam o clássico Pony aos pixels das telas
Faróis quadrados conectam o clássico Pony aos pixels das telas (Divulgação/Hyundai)

O Ioniq 5 é grande, e só de entre-eixos são 3 metros. Assim, sobra espaço interno e há dois porta-malas: o traseiro com 531 l e outro sob o capô, com até 51 l, dependendo da versão. A posição dos motores também é pensada para não ocupar volume útil e, ao mesmo tempo, acrescentar estabilidade na direção.

Continua após a publicidade

Ao todo são 4,6 m de comprimento, 1,9 m de largura e 1,6 m de altura, em poucas curvas. Obviamente não há grade frontal e a Hyundai se esforçou para diminuir as lacunas entre peças a fim de melhorar a aerodinâmica. Logo, acima do para-choques (aparentemente parte da carroceria) já estão os faróis.

Visão geral da E-GMP, que será base para 23 carros elétricos até 2025
Visão geral da E-GMP, que serve de base ao Ioniq 5 (Divulgação/Hyundai)

Maçanetas embutidas também visam eficiência, assim como chamativas rodas de aro 20 cujos raios formam uma espécie de mandala quadrática. As lacunas, entretanto, são tampadas, assim como os parafusos.

Interior é amplo, sóbrio e ecologicamente correto
Interior é amplo, sóbrio e ecologicamente correto (Divulgação/Hyundai)

Por dentro, a Hyundai aproveitou o espaço amplo para aplicar o conceito “Living Space”, no qual ergonomia e conforto são pensados não só para enquanto o carro estiver em movimento.

Isso resulta em detalhes majoritariamente brancos, além de amplo teto solar que aumenta a sensação de liberdade, também favorecida pelo assoalho plano e pelos bancos 30% mais finos mas tão confortáveis quanto antes, afirma a empresa.

Para justificar o apelo ambiental, o plástico interno é feito de garrafas PET, enquanto couro e todos os tecidos são vegetais, assim como as suas três opções de cores.

Há duas telas de 12 polegadas, sendo uma para o motorista e outra para central multimídia
Há duas telas de 12 polegadas, sendo uma para o motorista e outra para central multimídia (Divulgação/Hyundai)

O painel também é clean, e os mostradores tradicionais dão lugar uma tela retangular idêntica (e embutida) à central multimídia, com 12 polegadas cada. Os controles de ar-condicionado, luzes e limpadores seguem físicos.

A central é enxuta por querer, já que o Ioniq 5 estreia o head-up display da Hyundai, capaz de transformar o para-brisas em uma terceira tela com realidade aumentada. Enriquecendo a experiência, há automação veicular de nível 2, capaz de guiar o SUV por conta própria em condições tranquilas.

Jogo de luzes têm pegada retrô
Jogo de luzes têm pegada retrô (Divulgação/Hyundai)

Existem duas opções de baterias e motores, com autonomia máxima de 480 km. A configuração mais potente traz um motor em cada eixo e tração integral, fazendo de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos. As células de energia são do tipo bursiformes, economizando espaço e usando seu peso para diminuir o centro de gravidade do veículo, tornando-o mais estável e confortável na rodagem.

Continua após a publicidade

A versão mais cara, de tração integral permanente, atinge 305 cv e 61,6 kgfm de torque, com velocidade máxima sendo limitada a 185 km/h em todos os modelos. O carregamento pode ser feito tanto em 400 V ou 800 V, abrindo espaço para uso de tomadas rápidas ou comuns sem necessidade de adaptadores.

Rodas e parafusos tampados contribuem para a autonomia
Rodas e parafusos tampados contribuem para a autonomia (Divulgação/Hyundai)

Na melhor das condições, é possível ir de 10% a 80% de carga em 18 minutos, com 5 minutos já garantido 100 km de rodagem. Ao mesmo tempo é possível carregar outro carro utilizando a energia do 5, numa espécie de chupeta elétrica.

Programado para o primeiro semestre deste ano e ainda sem preço revelado, o Ioniq 5 almeja ser o pioneiro da Hyundai na sua nova fase elétrica. Ao todo serão 25 modelos baseados na E-GMP lançados até 2025, com o sedã Ioniq 6 e o SUV grande Ioniq 7 já próximos do anúncio. A montadora não detalhou planos para o Brasil.

Continua após a publicidade

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

QR - CAPA 742 - FEVEREIRO
(Arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.