O Ford Everest não é um carro exatamente novo. O SUV da Ranger já existia nas duas gerações anteriores da picape média, mas agora tem chances de ser lançado na Argentina e, se tudo der certo, também no Brasil. Mas não crie expectativa ainda.
A nova geração do Ford Everest já roda em testes na Argentina, conforme o flagrante dos ‘hermanos’ do site Motor1. As fotos foram feitas nas cidades de Mendoza e Salta, e podem indicar testes antes do SUV começar a ser exportado para o país vizinho.
Embora use o mesmo chassi, a mesma mecânica, o mesmo painel e compartilhe alguns componentes da carroceria, o Ford Everest não poderia ser fabricado na Argentina, junto com a picape, de imediato. A estratégia da Ford seria avaliar a demanda pelo seu SUV grande com unidades importadas. A partir daí, poderia avaliar se seria interessante fabricá-lo localmente e, aí sim, o utilitário teria chances de ser vendido no Brasil.
Fontes internas da Ford Argentina revelaram ao Motor1 que os testes estão sendo coordenados pela área de engenharia da fábrica da Ford de Pacheco, localizada em uma Província de Buenos Aires. Além disso, há confirmação de que engenheiros brasileiros também estão presentes neste grupo, aumentando as expectativas da vinda do SUV para o Brasil.
Como é o Ford Everest
O Ford Everest tem potencial para ser concorrente de Toyota SW4, Chevrolet Trailblazer e Mitsubishi Pajero Sport. O SUV também conta com três fileiras de assento, podendo transportar sete passageiros.
As principal diferença para a Ranger está justamente na traseira, não apenas por ser fechada e ter lanternas interligadas por uma barra, mas também por ter suspensão com molas helicoidais.
Por dentro há ainda mais semelhanças a Ranger, principalmente a versão Limited Plus. O acabamento interno é praticamente o mesmo, com o painel de instrumentos digital, central de infoentretenimento na vertical, volante e outros equipamentos. Porém, é possível ver alguns acabamentos que se assemelham a madeira no flagra do Everest.
Apesar de ser desconhecido no Brasil, o modelo é vendido há décadas em mercados africanos e asiáticos. Atualmente, o Everest usa os mesmos motores da Ranger: o 2.0 turbodiesel, mas em versão com 210 cv e 56 kgfm, e um V6 3.0 turbodiesel com 250 cv e 61 kgfm.
Como apurado pelo Motor1, a Ford planeja mostrar inicialmente o novo Everest no final deste ano na Argentina e lançá-lo para venda no ano que vem. A marca deve oferecer primeiramente versões importadas da Tailândia e depois iniciar produção do modelo na fábrica da Ford em Pacheco.
Ainda não há uma expectativa de preços, mas pensando em seus principais rivais, como o Toyota SW4, o Ford Everest não deve chegar ao Brasil por menos de R$ 300.000.