Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Superesportivo elétrico chinês bate recorde em Nürburgring

Com 1.360 cv e 150,9 mkgf de torque, Nio EP9 completou o trajeto em apenas 7 minutos e 5 segundos

Por Diego Dias Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
24 nov 2016, 11h14
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Rodas podem ser de 19 ou 21 polegadas

    Publicidade

    O circuito de Nürburgring é conhecido por receber superesportivos do nível de Ferrari, Porsche e McLaren. Mas dessa vez o “Inferno Verde” foi palco para uma volta rápida de um superesportivo elétrico de insuspeita origem chinesa com 1.360 cv que, inclusive, fez o melhor tempo entre os veículos livre de emissões!

    Publicidade

    Batizado de Nio EP9, o superesportivo é produzido pela NextEV com a marca Nio. A mesma NextEV conta também com uma equipe na Fórmula E. O modelo completou o circuito alemão de 20,8 km em 7 minutos e 05 segundos, números surpreendentes por ficar próximo de carros como Porsche 918 Spyder, detentor do recorde de volta mais rápida entre os carros de produção em série (com motorização híbrida / com combustão) com o tempo de 6m57s.

    Continua após a publicidade

    Para se ter ideia, o tempo do Nio EP9 ficou à frente de carros como Nissan GT-R Nismo (7m08s), Porsche 911 GT2 RS (7m18s), Ferrari 488 GTB (7m21s) e Pagani Zonda F Clubsport (7m24s). Porém, em vez dos roncos viscerais dos tradicionais modelos anteriores, o superesportivo chinês traz apenas um zunido e o barulho decorrente da rodagem dos pneus.

    Publicidade

    Nio EP9

    O supercarro chinês possui quatro motores elétricos, um para cada roda, com quatro transmissões individuais. Juntos, eles geram 1 megawatt (ou 1.360 cv) e surreais 150,9 mkgf de torque máximo. Especificações mais do que suficientes para mandá-lo de 0 a 100 km/h em apenas 2,7 segundos e alcançar a velocidade máxima de 313 km/h. Suas baterias podem ser carregadas em apenas 45 minutos e proporcionam uma autonomia de 427 quilômetros.

    Publicidade

    Superesportivo acelera de 0 a 100 km/h em 2,7 segundos

    Continua após a publicidade

    Feito de fibra de carbono, o chassi do Nio EP9 pesa apenas 165 kg. Sua carroceria foi desenvolvida com foco na aerodinâmica, o que inclui as grandes entradas de ar e aerofólio ajustável em três posições.

    Publicidade

    Cabine traz desenho minimalista

    Tudo isso é capaz de gerar 2.449 kg de downforce, mantendo o carro “preso” no asfalto e estável nas curvas mesmo em altas velocidades. Além disso, ele gera uma força de 2,53 G em curvas, chegando a 3,3 G nas desacelerações durante as frenagens – números dignos de aviões!

    Publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.