Segundo relata a mídia britânica, a Mazda estaria desenvolvendo o sucessor do RX-8 (foto). O modelo seria lançado em 2017, com motor rotativo e tração traseira.
Desde que o Mazda RX-8 saiu de linha em junho de 2012, quando a produção da edição especial JDM-spec Spirit R terminou, muitos boatos surgiram sobre um sucessor equipado com um motor rotativo.
De acordo com o site britânico AutoExpress, um modelo chamado RX-9 (nome ainda não confirmado) será introduzido em 2017 para celebrar o 50º aniversário do Cosmo Sport, que foi o primeiro modelo da Mazda equipado comum motor rotativo.
Acredita-se que os engenheiros da Mazda conseguirão resolver os problemas do motor Wankel relacionados com o alto consumo de óleo e combustível, e também irão aumentar o torque sem ter que recorrer a um turbocompressor.
Espera-se que a novidade conte ainda com uma variedade de tecnologias SKYACTIV e uma potência estimade de 300 cv. Como um método para cortar peso, o modelo poderia adotar uma configuração de duas portas como o RX-7, em vez do estilo de corpo de quatro portas especial do RX-8 (foto). Ele vai andar em uma plataforma estendida do novo MX-5 e será oferecido com uma caixa manual de 6 velocidades e uma opcional automática de 5 velocidades.