Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Sucessor do Clio RS? Alpine antecipa futuro esportivo elétrico da Renault

Esportivo é mostrado como conceito próximo ao produto final; motorização ainda não foi divulgada, mas a certeza é de que será elétrico

Por Fernando Pedroso
10 Maio 2023, 17h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O futuro repete o passado e exemplo disso é que o próximo hot hatch elétrico da Renault vai ter nome e cara de carro antigo. Pelo menos é o que podemos esperar ao ver o conceito Alpine A290_ß (leia “A290 beta”), que antecipa a novidade que só chegará, em versão final, em 2024.

    Publicidade

    Na prática, ele é uma versão mais nervosa de outro conceito, o Renault R5 Turbo 3E, revelado no ano passado. Ambos são inspirados no desenho do Renault 5, lançado em 1972 e que sobreviveu até 1996 quando deu lugar para o Clio.

    Publicidade
    Alpine A290_ß
    (Divulgação/Renault)

    O Alpine se diferencia do Renault por ser mais largo, usar rodas de 20 polegadas, um aerofólio gigantesco e simpáticos faróis de milha saltados do capô, uma marca da Alpine. Antony Villain, diretor de design da subsidiária da Renault, disse à revista inglesa Auto Express que o conceito está bem próximo da produção final.

    Compartilhe essa matéria via:

    “No entanto, o interior é uma homenagem às corridas. Teremos um layout mais convencional para o carro de produção”, afirmou. No conceito, o interior é feito em formato de seta para, segundo a Alpine, realçar a posição central de direção e “transmitir uma sensação de velocidade, desempenho e controle total”.

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    Alpine A290_ß
    (Divulgação/Renault)

    O conjunto mecânico é outro mistério. A publicação britânica AutoExpress afirma que o conceito tem dois motores elétricos, enquanto a versão final terá apenas um. Mas, se a Renault quiser mesmo honrar o nome Alpine, o carro final terá que ser forte.

    Já na construção, são prometidos materiais robustos e leves, como alumínio, e um grande foco em aerodinâmica. O modelo final será produzindo sobre a plataforma CMF-B EV e deverá ter proporções muito semelhantes às do protótipo, que tem 4,05 metros de comprimento, 1,85 m de largura e 1,48 m de altura. A Alpine diz que o entre-eixos é curto e as bitolas são largas, o que aprimora a condução esportiva do hatch.

    Publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.