A caminho de completar 25 anos de história, o Subaru WRX 22B STi (que só teve 424 unidades produzidas) ganhou ares mais modernos pelas mãos da Prodrive. Batizado de P25, o restomod teve 25 unidades produzidas e todas já vendidas a R$ 3 milhões cada.
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O modelo é baseado no Subaru Impreza cupê, com duas portas, de 1998 e ganha a clássica pintura azul que foi marcante no WRC. Também estão lá o grande aerofólio e faróis originais do esportivo. Por fora, a principal atualização está nas rodas de 19 polegadas, com pneus 235/35. Além disso, quase todos os paineis externos da carroceria passam a ser de fibra de carbono, assim como os acabamentos de porta. Seu peso ficaria abaixo dos 1.200 kg
Quem se destaca mesmo é a mecânica. O P25 substitui o motor 2.2 original de 280 cv por um moderno 2.5 boxer com mais de 408 cv, 61,2 kgfm e modificações em pistões, bielas e camisas de cilindro. A turbina é Garret e o sistema de escape é esportivo, em titânio. Isso explica o fato de ser mais potente que um zero km.
Ele é acompanhado de um câmbio automático de seis marchas e de um sistema de controle de largada, que aproveita a tradicional tração integral para chegar aos 100 km/h em 3,5 segundos. Há também amortecedores Bilstein, diferencial de deslizamento limitado, além de discos de freios de 380 mm na dianteira e 350 mm na traseira.
“Ao reimaginar este carro usando as mais recentes tecnologias e materiais, o Prodrive P25 presta homenagem às suas raízes”, diz o presidente da Prodrive e ex-co-piloto do WRC, David Richards.
Para ele, certamente é o fato de este Subaru Impreza ser uma lenda do automobilismo mundial profundamente modernizado que justifica o preço tão elevado. É o preço da exclusividade.