Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Stellantis planeja mudar produção da Ram 1500 para fábrica no México

Caso isso ocorra, a picape passará a ser produzida no México na fábrica de Saltillo, onde são feitos modelos maiores como Ram 2500. 3500, 4500 e 5500 Heavy Duty

Por Lucas Parente
20 out 2024, 15h30
Ram 1500 2025
2025 Ram 1500 Tungsten (Divulgação/Ram)
Continua após publicidade

A Stellantis parece estar preparando seu complexo fabril no norte do México para a produção da Ram 1500, que acaba de ser atualizada com novo motor no Brasil. Este movimento é inédito e inesperado, já que a empresa tem um longo histórico de fabricação de suas picapes no estado de Michigan, EUA.

Para levar a produção para o México, a empresa (supostamente) construiu um novo espaço adicional em sua fábrica em Saltillo (MX), só para a construção da picape. Além disso, a produção da Ram 1500 Classic, modelo da geração anterior, acabou de ser encerrada na unidade.

Ainda não há confirmação oficial sobra a produção mexicana da atual geração, mas há dois novos na fábrica mexicana. A Ram não se posicionou sobre o assunto, e muito menos afirmou se a produção por lá será dos modelos a gasolina ou elétrico da Ram 1500.

2025-Ram-1500-RHO-422-2-1536x956
Ram 1500 RHO 2025 (Divulgação/Ram)

O único momento em que a Stellantis falou sobre o assunto foi em resposta ao Wall Street Journal. A montadora de carros afirmou que seguirá produzindo suas picapes em Detroit (EUA), além de afirmar que não há outros anúncios a fazer sobre a Ram 1500.

A fuga sobre a possível produção de picapes da Ram no México possui um grande culpado: as tensões no relacionamento entre a Stellantis e o sindicato United Auto Workers (UAW).

Ram 1500 Ramcharger
Ram 1500 Ramcharger (Divulgação/Ram)

No ano passado, a empresa e o sindicato entraram em acordo sobre algumas dívidas, além de aumento de salários nos EUA. Neste acerto, a montadora afirmou que maximizaria a capacidade da sua fábrica em Sterling Heights (Detroit) antes de mudar a produção para o México – que não parece estar acontecendo.

Continua após a publicidade

Segundo o principal negociador da Stellantis com a UAW, Kevin Gotinsky, há medo em todos os trabalhadores da linha de produção, principalmente, pelas mudanças se concentrarem fora dos EUA. A fábrica de Saltillo constrói picapes para a Ram desde 1990. É uma fábrica grande, que já é responsável por modelos maiores, como Ram 2500, 3500, 4500 e 5500 Heavy Duty, além da van ProMaster.

Ram 3500 2022
Ram 3500 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A produção de modelos da Stellantis em fábricas mexicanas tem crescido ao longo dos últimos. Segundo dados da Ward Intelligence, cerca de 27% dos veículos fabricados pela Stellantis na América do Norte foram produzidos no México. A Ram 1500, seja agora ou mais para frente, pode acabar indo para produção em Saltillo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.