Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

SsangYong confirma retorno ao Brasil

Fabricante sul-coreana será representada por empresa que também trouxe a Chery

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 5 set 2017, 18h33 - Publicado em 5 set 2017, 16h46
  • Seguir materia Seguindo materia
  • SsangYong Tivoli será o modelo de entrada da marca no Brasil (Divulgação/Ssangyong)

    A SsangYong saiu de fininho do Brasil após a falência da importadora Districar. Até por conta das vendas em baixa nos meses que antecederam a decisão, pouco se via os grandes SUV da coreana.

    Publicidade

    Ficou com saudade? Anote na agenda: 21 de setembro a marca fará o anúncio oficial de seu retorno ao país.

    Publicidade

    Desta vez, quem está por trás das operações é a Venko Motors, do Grupo JLJ. A empresa foi responsável por introduzir a Chery no Brasil.

    Continua após a publicidade

    Quando a própria matriz assumiu a Chery, a JLJ passou a cuidar das operações de veículos comerciais da Rely. 

    Publicidade

    Nesta reestreia, a gama de modelos da marca será um pouco diferente, focada em SUVs menores e não mais nos grandes SUVs com motores diesel licenciados pela Mercedes-Benz.

    SUV compacto tem motor 1.6 de 128 cv (Divulgação/Ssangyong)

    Pelo menos três modelos já foram avistados em testes no Brasil. O menor deles é o SUV compacto Tivoli. Com 4,19 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,59 m de altura e 2,60 m de entre-eixos, tem dimensões equivalentes às do Jeep Renegade.

    O motor é o 1.6 16v e-XGi a gasolina, desenvolvido pela própria SsangYong (a Mercedes não fornecerá mais os propulsores), e que entrega 127 cv e 16,3 mkgf, com câmbio manual ou automático, sempre de seis marchas.

    Publicidade
    Lá fora o Tivoli tem interior com cores ousadas (Divulgação/Ssangyong)

    Entre os equipamentos, há sete airbags, luzes diurnas de LED, ar-condicionado automático dual zone, câmera de ré e sistema de entretenimento com tela sensível ao toque e Bluetooth. Ainda entram na lista controles de estabilidade e tração, monitoramento da pressão dos pneus e direção com três ajustes de peso – Normal, Comfort e Sport.

    Outro modelo é o Tivoli XLV, a versão alongada do modelo. A carroceria tem 23,8 cm a mais no balanço traseiro, totalizando 4,44 m de comprimento. O porta-malas passa de 423 para 720 litros.

    Tivoli XVL tem porta-malas maior (Divulgação/Ssangyong)

    O terceiro modelo é o Korando, que estreou no Brasil em 2011. Com o porte do Hyundai iX35, tinha o motor 2.0 turbodiesel de 175 cv e 36,7 mkgf de torque como principal destaque. Tração integral e câmbio automático de seis marchas eram padrão no modelo.

    Publicidade
    Korando passou por reestilização este ano (Divulgação/Ssangyong)

    Para marcar seu retorno, o SsangYong Korando chegará com design atualizado. As diferenças se concentram na dianteira, com grade maior, faróis com leds diurnos e faróis de neblina maiores instalados no novo para-choque frontal. Atrás, o que muda são as lanternas, a régua da placa e o para-choque.

    Continua após a publicidade
    Lanternas traseiras são novas (Divulgação/Ssangyong)

    Ambos os modelos têm um planejamento certamente atrelado à expectativa de que o IPI de 30 pontos percentuais para veículos importados vá cair com o fim do programa Inovar Auto, cuja vigência termina no final de 2017.

    Publicidade

    FEIO DE MORRER

    Continua após a publicidade

    No passado, a SsangYong tentou vender no Brasil os estranhíssimos Actyon e Kyron, por exemplo. A partir de 2011, o Korando foi a última investida da asiática. Apesar do visual difícil de digerir, a mecânica era fornecida pela Mercedes-Benz.

    SsangYong Actyon foi comercializado no Brasil com mecânica Mercedes-Benz (Divulgação/Ssangyong)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.