Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Sprays para furos

Produtos vedam pequenos furos e inflam pneu murcho

Por Ismael Baubeta
Atualizado em 9 nov 2016, 11h54 - Publicado em 25 out 2011, 12h07
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Sprays para furos

    Andar de motocicleta é um dos grandes prazeres da vida. Mas essa graça toda pode acabar rapidinho diante de um simples pneu furado. Testamos dois produtos que se propõem a tirar os motociclistas desse tipo de apuro. São sprays que prometem reparar e inflar o pneu, deixando-o pronto para rodar. O Tyre Repair, da Motul, e o Motor Gasket, da Veda Motors, cumpriram a promessa.

    Danos colaterais

    Os vedantes podem prejudicar pneus, câmaras ou rodas? De acordo com Flavio Rotheia Santana, engenheiro da Michelin, o produto deve ser utilizado apenas em emergências, e nunca como elemento preventivo. Os produtos que prometem impedir furos podem trazer problemas ao balanceamento das rodas, devido à imperfeita distribuição do adesivo na superfície interna do pneu ou câmara, ocasionando o desbalanceamento da roda. “Aconselho a utilização dos reparadores até a chegada a uma oficina ou casa de pneus de confiança, onde o profissional poderá desmontar e analisar o pneu. A desmontagem é necessária para a verificação estrutural do pneu – que pode ter sido danificado com a rodagem sem ar. Outro ponto a observar é o bico de inflar: se o produto acumular no bico, pode ocasionar mau funcionamento desse importante componente”, afirma Santana.

    José Manoel de Brito, da engenharia da Vaska, que produz rodas de liga leve, diz que para causar algum dano a esse material os sprays deveriam ter na composição alguma substância fortemente ácida, o que não acontece. Mesmo assim, o prejuízo seria estético, pois atacaria a pintura da roda.

    Com dor no coração, furamos o pneu sem câmara de minha Fazer 250 com um prego, o retiramos em seguida e esperamos o pneu murchar. Em seguida, aplicamos o produto, calibramos o pneu e rodei normalmente com a motocicleta. Fizemos o mesmo com uma XTZ 250 Ténéré – pneu com câmara – e também conseguimos continuar rodando. Não houve vazamento ou perda de pressão depois de alguns dias de uso, mostrando que os sprays “socorristas” são boa solução para emergências.

    Continua após a publicidade

    O da Veda Motors tem 180 ml, custa cerca de 30 reais e dá para inflar pneu de moto. O da Motul vem em embalagem de 300 ml e serve para encher o pneu de um carro. Custa cerca de 50 reais.

    Cumpre o que promete? Sim!

    Furamos dois pneus, um com câmara e outro sem. Eles foram reparados com os sprays antifuro e se mantiveram rodando por dezenas de quilômetros. Especialistas de fábricas de pneus e rodas garantem que não há dano a esses componentes.

    Onde encontrar: https://www.vedamotors.com.br/site/br/representantes

    Continua após a publicidade

    https://www.sakamotomotul.com.br

    cumpre_spray_tx.jpg

    Tubos portáteis, para ser levados na mochila.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.