Clique e Assine QUATRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Software brasileiro pode agilizar lançamento de carros

Sistema de inteligência artificial criado no país promete descobrir gosto de consumidores

Por Paulo Campo Grande
15 Maio 2019, 18h46
  • Seguir materia Seguindo materia
  •  (Leandro Fonseca/Quatro Rodas)
    Concessionária JAC Motors
    Algoritmo permitirá que fábricas lancem carros num período mais curto (Leandro Fonseca/Quatro Rodas)

    No futuro, a inteligência artificial estará presente na indústria automobilística desde a concepção até os serviços de pós-venda dos carros.

    Publicidade

    Atualmente, sistemas com capacidade de raciocínio, aprendizagem, reconhecimento de padrões e inferência são empregados na montagem e no controle de qualidade.

    Publicidade

    Mas já existem propostas de aplicação em processos que tradicionalmente estão a cargo de pessoas, como as pesquisas de opinião.

    Três ex-executivos da indústria criaram um sistema que identifica como as formas de um carro são percebidas pelo cliente. Carlos Eugênio Dutra, especialista em produto; Marcelo Fantini, perito em comportamento do consumidor; e Rodrigo Pereira, profissional de marketing, junto com a empresa de pesquisas Route Automotive e a consultoria especializada em inteligência artificial A3Data, conceberam um algoritmo que relaciona imagens a atributos e sentimentos, baseado num banco de dados criado previamente.

    Publicidade

    Esse algoritmo vai poupar dinheiro e tempo no lançamento de um carro. As fábricas recorrem às pesquisas de mercado em pelo menos dois momentos num projeto: ao definir as características do veículo e nos preparativos da estreia, quando se determina o que será comunicado nos anúncios.

    Continua após a publicidade

    Como nasceu o algoritmo

    1. Foi criado um grupo de estudos formado por mulheres, porque elas representam 50% do mercado de automóveis e influenciam os outros 50%.

    Publicidade

    2. O grupo de 100 consumidoras foi convidado a visitar o Salão do Automóvel de São Paulo e registrar fotograficamente os modelos que mais chamassem a atenção, despertando os mais diversos sentimentos.

    3. Depois de feitas as fotos, as mulheres foram entrevistadas para contar que atributos e sentimentos elas identificavam nas imagens.

    Publicidade

    4. Relacionando as imagens aos sentimentos declarados pelas entrevistadas, um algoritmo estabeleceu sete grupos de atributos: Luxo, Tradicional, Inteligente, Conectado, Esportivo, Lazer e Off-Road.

    5. A partir daí (com base no olhar das mulheres pesquisadas), o sistema passou a reconhecer como as características dos carros são percebidas pelos consumidores.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    6. Ficou claro que a percepção do público muda de acordo com o ângulo do carro focalizado, o detalhe destacado e até a cor
    do veículo retratado.

     

    7. Em uma imagem de 360 graus, um Jeep Renegade, por exemplo, dependendo do ângulo avaliado, é apontado como esportivo ou moderno, enquanto um Ford Fusion é classificado como elegante ou conectado.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Responda a pesquisa e leia essa matéria grátis
    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.