Com seu nome revelado esta semana, o Volkswagen Tera será o primeiro SUV da marca a ocupar um espaço na linha de entrada da empresa. Só que este posicionamento não é novidade na Índia, acostumada a ter modelos com menos de 4 metros de comprimento, para receber os benefícios fiscais do governo. Os indianos não terão o Tera, mas sim o Skoda Kylaq.
O Kylaq é o terceiro carro desenvolvido na Índia com a plataforma chamada MQB-A0 IN, uma adaptação da MQB-A0 com mudanças para barateá-la ainda mais. O Grupo Volkswagen tem usado o conhecimento da Skoda em produzir carros mais baratos para criar veículos para modelos emergentes.
Será bem pequeno, com 3,99 metros de comprimento. Esta medida deve fazer com que seja menor do que o VW Tera, que medirá cerca de 4,10 m. Com os impostos menores para carros deste porte, acabou virando um segmento bem popular na Índia e que corresponde a quase metade das vendas no país.
Apesar do tamanho, a Skoda promete que será um carro bem espaçoso, com 446 litros de porta-malas (os indianos consideram o volume até o teto). Também será bem seguro, com seis airbags de série e 25 itens ativos e passivos de segurança, chegando a 35 nas versões mais caras. Porém, não terá nenhum assistente de condução mais sofisticado como piloto automático adaptativo.
Vira bem equipado de série, com painel de instrumentos digital de 8”, central multimídia de 10,1” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, carregador wireless para smartphones e mais. Pagando mais, é possível ter o carro com bancos com ajuste elétrico e ventilação, ar-condicionado automático e teto solar.
Assim como se espera do VW Tera, o Kylaq terá o motor 1.0 turbo de três cilindros, oferecido na Índia com 115 cv e 18,1 kgfm. A transmissão será manual de seis marchas, com uma caixa automática como opcional. A fabricante promete uma aceleração de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos.
Tratado como um rival do Citroën C3 na Índia, será vendido por 789.000 rúpias, o equivalente a R$ 56.884 na conversão direta. Ainda competirá com modelos como Hyundai Venue, Nissan Magnite, Toyota Raize e Tata Nexon.
Apesar do parentesco distante por conta da plataforma, o Volkswagen Tera será bem diferente do Skoda Kylaq. O modelo nacional, que será feito em Taubaté (SP) e chega no começo do ano que vem, terá uma identidade visual própria e será ligeiramente maior. Deverá custar menos de R$ 120 mil, para afastá-lo do Nivus.