Clique e assine por apenas 8,90/mês

Sinais de recuperação no mercado de usados e importados

Crescimento nas vendas de veículos importados foi de 21,2% em abril

Por Natali Chiconi - Atualizado em 9 nov 2016, 12h26 - Publicado em 24 Maio 2013, 15h04
mercado

Enquanto o mercado de carros e comerciais leves nacionais registrou um recorde de vendas em 2012, impulsionado pela redução do IPI, o mercado de carros usados e importados sofreu uma forte queda. Esse quadro dá os primeiros sinais de mudança, de acordo com relatório publicado pelo Itaú, tomando com base os números registrados até o mês de abril.

O mercado de usados cresceu 5,5% em relação ao mesmo período de 2012, sinal direto do aumento do IPI para 2%. Já o crescimento de vendas de veículos importados foi de 21,2% em abril, na comparação com o mês anterior. Neste caso, a melhora se deve principalmente à entrada em vigor do Programa Inovar-Auto que, entre outras medidas, concedeu para as montadoras cotas para a importação livre do aumento adicional de IPI e aumento do tributo para os carros produzidos no Brasil.

Já a produção de veículos também obteve crescimento em abril. No total, foram produzidos, no mês, 301.746 unidades, entre automóveis e comerciais leves, representando um aumento de 3,9%, na comparação com março. Em relação a abril de 2012, o crescimento foi de 19,6%.

O mercado de usados também dá sinais de recuperação. Após o anúncio da redução do IPI em 2012, o que estimulou a venda de novos, nos primeiros quatro meses do ano este segmento cresceu 5,5% em relação ao mesmo período de 2012.

Continua após a publicidade

O crescimento de vendas de veículos importados foi de 21,2% em abril, na comparação com o mês anterior. Esta melhora se deve principalmente à entrada em vigor do Programa Inovar-Auto que, entre outras medidas, concedeu para as montadoras cotas para a importação livre do aumento adicional de IPI e aumento do tributo para os carros produzidos no Brasil.

Publicidade