Passado o choque inicial, buscam-se explicações para o acidente que vitimou o promissor piloto italiano Marco Simoncelli. A análise das fotos e vídeos tem levado a diferentes opiniões por parte de analistas e pilotos de todo o mundo. Alguns alegam que Simoncelli perdera os sentidos antes da queda, outros que ele estaria com o capacete – que se soltou durante o acidente – aberto ou indevidamente fixado.
O delegado responsável pela segurança da MotoGP, o ex-piloto italiano Franco Uncini, afirmou nesta segunda-feira que a morte de Marco Simoncelli no GP da Malásia se deve a um único fator e que não se pode evitar: “a fatalidade”.
“Infelizmente não podemos fazer nada para mudar a fatalidade, ficamos indefesos perante isso e só podemos aceitar o que acontece”, explicou Uncini à estatal italiana RAI.
O próprio Uncini, quando piloto, sofreu um acidente muito parecido. “Esse foi um acidente como tantos outros, mas as motos de Colin Edwards e de Valentino Rossi estavam muito perto e esta foi a causa do drama”, disse ele.
Todo o caso ainda está sendo investigado, mas Simoncelli teria morrido em consequência de uma parada cardíaca constatada ainda na pista e provavelmente em razão das graves lesões sofridas quando as motos de Valentino Rossi e Colin Edwards bateram contra ele depois de sua queda no início da segunda volta do Grande Prêmio da Malásia.
Nessa temporada Marco Simoncelli já sofrera quedas no início de outras corridas ou em treinos, principalmente quando os pneus não estavam devidamente aquecidos, fato que pode ter acontecido neste acidente. Veja na galeria a impressionante sequência de fotos do acidente que o vitimou e depois compare com a outra, muito parecida, e felizmente sem qualquer consequência, que ele sofreu nos treinos para o GP da Austrália há pouco mais de uma semana. Elas certamente corroboram com a tese de “fatalidade” defendida por Uncini.
Assista também ao vídeo com as imagens do acidente que vitimou Marco Simoncelli: