Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Sem poder dirigir, taxista de 93 anos ganha fama jogando Forza Motorsport

Japonês Ryuji Urabe foi apresentado aos games de corrida de última geração pelo neto e pode reencontrar o prazer em dirigir seu amado Mazda

Por João Vitor Ferreira Atualizado em 16 jun 2021, 16h00 - Publicado em 16 jun 2021, 15h56
Senhor japones de 93 anos volta a dirigir nos video-games
Ryuji Urabe tem 93 anos e se diverte no Forza Motorsport Reprodução/Internet

Já parou para pensar o que fazer quando não puder mais dirigir? Pois é, a idade chega para todos mas sempre há uma forma de manter viva a paixão pelos automóveis. Ryuji Urabe, um senhor japonês de 93 anos, passou por isso e, após uma vida inteira atrás do volante, teve que se aposentar devido as limitações de sua idade avançada.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

O simpático motorista, entretanto, encontrou uma maneira de matar saudades do volante e, para passar o tempo, começou a transmitir suas corridas no Forza Motorsport via YouTube.

Taxista nos anos 60 e motorista de caminhão de lixo nos anos 90, Urabe passou quase a vida toda dirigindo, profissão que amava exercer. ”Quando ele tinha por volta dos 80 anos teve que desistir da habilitação; ele teve que parar de dirigir, o que ele amava muito. Sem ter o que fazer, ele só ficava deitado e dormindo o dia todo”, explicou seu neto, Koutarou Yamamoto, em entrevista ao South China Morning Post.

Para alegrar seu avô novamente, Koutarou apresentou-lhe o jogo de corrida Forza Motorsport 7, um dos mais avançados e realistas simuladores de carros para videogame. O rapaz começou a gravar e postar os vídeos do avô na internet, tornando Urabe famoso entre a comunidade gamer.

Continua após a publicidade

O neto conta que no começo, quando postou os primeiros vídeos em seu canal, o avô ficou um pouco envergonhado, mas também muito contente. Ainda de acordo com Kotarou, o avô se adaptou rápido ao game, graças aos anos de experiência como motorista. Pegando gosto pelo simulador, Urabe também passou a ficar mais energético e feliz do que fora desde 2014, quando renunciou à habilitação.

Mazda RX7
Sem fotos do antigo carro, idoso faz questão de escolher, no jogo, a mesma pintura prateada que comprara na vida real Divulgação/Mazda

Os vídeos de Ryuji Urabe jogando já beiram cinco milhões de visualizações no YouTube, fazendo-o nas graças do pessoal da internet. Um dos seus envios mais famosos é pilotando um Mazda Savanna RX-7, idêntico ao exemplar adquirido há 31 anos. Graças à tecnologia, o vovô pode se aventurar e pisar com total segurança. Para quem duvida de sua habilidade, vale notar que não há assistências ativadas, de modo que o próprio idosos é responsável pela operação do câmbio e embreagem.

  • Atualmente o título de jogador de videogame mais velho do mundo é da conterrânea Hamako Mori, de 91 anos. Mais velho, basta que Urabe seja visitado e homologado pela Guinness para sua pilotagem ser oficializada como novo recorde mundial. Motorista raiz, o senhor ainda garante: prefere carros manuais.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

    Capa Maio 2021
    A edição 745 de QUATRO RODAS já está nas bancas! Arte/Quatro Rodas
    Continua após a publicidade
    Publicidade