Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Sem graça? Toyota estuda distinguir Corolla Cross americano e europeu

Segundo executivo da marca, público europeu acha o SUV "sem graça" e estuda alternativas para diferenciar o modelo americano e japonês do europeu

Por João Vitor Ferreira
25 jun 2025, 08h16
Toyota Corolla Cross 2026 europeu
Toyota Corolla Cross 2026 europeu (Divulgação/Toyota)
Continua após publicidade

Os brasileiros parecem gostar do design do Toyota Corolla Cross, mas isso não é uma unanimidade no mundo todo. Diferente do que acontece por aqui, onde ele é o líder dos SUVs médios, na Europa ele viu suas vendas diminuírem 14% nos primeiros quatro meses deste ano. E para a montadora, a principal culpa é do seu visual pouco chamativo.

“Não temos o Corolla Cross perfeito para a Europa, no sentido de que é um modelo global”, disse Andrea Carlucci, chefe de estratégia de produto e marketing da Toyota Europa, em entrevista ao site Auto News. “Se trouxermos mais entusiasmo europeu, as vendas aumentarão.”

Provando o ponto de Carlucci, há o caso do C-HR o “primo” do Corolla Cross. Com um visual mais atual — e bem mais descolado — o SUV viu suas vendas subirem 9,6% nos mesmos quatro meses iniciais de 2025.

Toyota Corolla Cross 2026 europeu
Toyota Corolla Cross GR-S 2026 europeu (Divulgação/Toyota)

Segundo Carlucci, esse declínio nas vendas do Corolla Cross uma falha na estratégia da marca ao criar o modelo. Seu design foi criado para agradar especialmente o público americano e japonês, deixando o público europeu em segundo plano. Algo que deu certo, já que as vendas do SUV aumentaram 45,2% no primeiro trimestre de 2025, em relação a 2024.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Para tentar dar nova vida ao SUV, a ideia dos executivos é criar duas especificações diferentes, uma para agradar os europeus e outra para os americanos e japoneses. Atualmente, há poucos detalhes que diferem o Corolla Cross do Velho Continente do nosso. Por exemplo, os faróis tem DRLs levemente diferentes e os faróis são conectados por uma barra de LED, mas esse último só vemos nos topo de linha.

Diferente mesmo é a versão GR-S, com uma grade maior e mais baixa em relação ao nosso. Ela não se integra aos faróis, além de ter para-choque e entradas de ar laterais exclusivas na dianteira.

Continua após a publicidade
Toyota Corolla Cross XRX 2025
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

A intenção da Toyota com essa versão, foi justamente deixá-lo mais interessante para o público europeu. Inclusive, o executivo sugere que o próximo Corolla Cross apele mais para a esportividade e siga os moldes da reestilização que a montadora proporcionou recentemente no Prius.

Também não seria estranho vermos mudanças no motorização, mas isso será relativo de cada mercado. Nos EUA, por exemplo, o problema está nas versões mais básicas equipadas com motor a gasolina 2.0 aspirado de de 171 cv e câmbio CVT. Ela é mais lenta e menos econômica se comparado ao híbrido pleno, com sistema de quinta geração da Toyota, que combina um 2.0 aspirado a um motor elétrico dianteiro de 111 cv, alcançando uma potência combinada de 198 cv.

Continua após a publicidade
COROLLA CROSS x BYD SONG PRO
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Já na Europa há duas variantes híbridas. O primeiro conjunto, Hybrid 140, une um motor 1.8 a gasolina aspirado a outro elétrico, que somam 138 cv; o segundo, Hybrid 200, troca o 1.8 por um 2.0 e chega aos 194 cv.

Aqui temos outras duas versões diferentes. O híbrido tem Sistema Híbrido Flex com potência de até 101 cv no motor a combustão e 72 cv no motor elétrico, totalizando 122 cv. A outra tem motor 2.0 flex de até 177 cv. Ambos trazem câmbio do tipo CVT.

Continua após a publicidade

Mas não espere mudanças tão cedo, uma vez que uma próxima geração do SUV não chegará antes de 2027.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.