Rodovias paulistas têm redução do preço de pedágio graças ao free flow
Desde o dia 30 de março as tarifas de pedágio das rodovias Castello Branco e Raposo Tavares estão mais baixas

Com a chegada do sistema de pedágio Free Flow, os valores dos pedágios ficaram menores em algumas praças rodoviárias do estado de São Paulo. Os novos preços estão em vigor desde de domingo (30) em alguns trechos das rodovias Castello Branco e Raposo Tavares, que, agora, estão sob concessão de novas empresas.
A EcoRodovias é a nova responsável pelo chamado “lote Raposo Tavares”, que envolve três rodovias localizadas na região metropolitana de São Paulo.
O segundo lote, batizado como “lote Sorocabana”, passa a ser responsabilidade da CCR, abrangendo 12 rodovias na região Sudoeste do estado, totalizando 460 quilômetros.
A redução dos preços se deve à mudança no sistema de cobrança dos pedágios. Agora, o valor será proporcional à distância percorrida na rodovia. Essa alteração já havia sido anunciada pelo governo estadual no ano passado, junto a implementação dos primeiros pedágios Free Flow de São Paulo.
Confira como ficaram as novas tarifas:
Rodovia Castelo Branco (SP-280)

Local | KM | Tarifa antiga | Tarifa atual (cobrança automática) | Tarifa atual (cobrança manual) |
Osasco | 18.920 | R$ 5,90 | R$ 3,80 | R$ 4,00 |
Barueri | 20.545 | R$ 5,90 | R$ 3,80 | R$ 4,00 |
Itapevi | 33.420 | R$ 11,80 | R$ 8,93 | R$ 9,40 |
Itu | 72.805 | R$ 15,80 | R$ 11,97 | R$ 12,60 |
Local | KM | Tarifa antiga | Tarifa atual (cobrança automática) | Tarifa atual (cobrança manual) |
São Roque | 47.555 | R$ 12,60 | R$ 9,59 | R$ 10,10 |
Alumínio | 79.145 | R$ 12,60 | R$ 9,40 | R$ 9,90 |
Araçoiaba | 111.89 | R$ 12,60 | R$ 9,59 | R$ 10,10 |
Local | KM | Tarifa antiga | Tarifa atual (cobrança automática) | Tarifa atual (cobrança manual) |
Sorocaba | 13.325 | R$ 9,00 | R$ 6,74 | R$ 7,10 |
Como funciona o pedágio Free Flow?
Chamado de pedágio eletrônico, ou Free Flow (“fluxo livre”, em inglês), é um sistema de cobrança que não necessita de cabines de atendimento ou até utilização de tag por parte do motorista.
A cobrança é feita a partir de diversas câmeras e sensores instalados no pórtico, que fazem a leitura da placa do carro e enviam a cobrança diretamente para os motoristas. Também é possível a utilização de tag, claro. Mas, diferente dos pedágios comuns, não é necessário diminuir a velocidade para 40 km/h.

O sistema também utiliza imagens em 3D, para identificar o tipo do veículo, número de eixos, quais estão levantados, etc. Desta forma, a cobrança é feita da forma correta para cada tipo e tamanho de veículo.
Além disso, com este tipo de pedágio, é possível determinar a cobrança de acordo com a distância percorrida pelo motorista. Assim como será nas rodovias da EcoRodovias e CCR.
Clique aqui para saber e entender mais sobre os pedágios Free Flow.