Um supercarro de 1.088 cv e 163,1 mkgf de torque máximo. Com essas especificações logo vem à cabeça um modelo equipado com um imenso motor V12 e um ronco descomunal. No entanto, esse não é o caso do Rimac Concept One, um projeto croata ambicioso (e silencioso), capaz de surpreender os mais desavisados proprietários de superesportivos italianos e alemães.
LEIA MAIS:
>> Teste: Porsche 918 Spyder, o híbrido recordista do asfalto
>> Teste: BMW i8 – não parece, mas ele é feito na Terra
>> Vídeo onboard: piloto acelera Bugatti Chiron no Festival de Goodwood
Apresentado no Salão do Automóvel de Genebra deste ano após meia década de desenvolvimento, o supercarro ganhou sua versão de produção com quatro motores elétricos (um para cada roda) totalizando 1.088 cv e 163,1 mkgf de torque. Há ainda outra peculiaridade: ele tem quatro caixas de câmbio, duas em cada eixo – os propulsores traseiros, por sinal, são comandados por duas transmissões de dupla embreagem.
Esse arranjo maluco – e, como diria Jeremy Clarkson, um pouco de magia negra – permitem que o Concept One acelere de 0 a 100 km/h em apenas 2,6 segundos e de 0 a 300 km/h em 14,2 segundos. Já a velocidade máxima é de 355 km/h.
Segundo a Rimac, o Concept One conta com um sistema de vetorização de torque sofisticado, capaz de proporcionar o torque ideal para cada roda, proporcionando bastante estabilidade em curvas. Tem baterias de íons de lítio, e o sistema de frenagem regenerativa, capaz de absorver até 400 kW (544 cv), pode parar o carro somente com o freio motor, atingindo 0,6 g de desaceleração. Se isso não der conta, os freios de carbono cerâmica entram em ação.
Ele é montado sobre um chassi composto por alumínio, aço cromoly e fibra de carbono, enquanto a carroceria é produzida em fibra de carbono. Pesa 1.850 quilos (boa parte vai para a conta da bateria), com distribuição de 42% da frente e 58% traseira.
O visual não fica atrás da performance: o Concept One traz desenho agressivo com suas rodas de 20 polegadas e grandes aberturas nas extremidades dos para-choques e laterais do carro para arrefecimento do propulsor elétrico — com sete sistemas independentes de resfriamento. A lateral se destaca pela porção central com fibra de carbono aparente, enquanto a traseira tem desenho que remete ao Koenigsegg Agera e um enorme extrator de ar.
A cabine tem acabamento artesanal, sem nenhum componente plástico e uso ostensivo de fibra de carbono, couro Alcantara, alumínio e comandos produzidos com peças de metal maciço. A Rimac tem o objetivo de fabricar apenas oito unidades do Concept One, cada uma delas vendida a US$ 980.000 (cerca de R$ 3.130.120 pela atual cotação). Com seus 1.088 cv, o Rimac Concept One já mostrou na prática seu potencial contra um Tesla Model S e uma Ferrari LaFerrari, como nesse vídeo realizado pelo piloto e youtuber britânico Archie Hamilton: