Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Retorno do Audi R8 GT poderá marcar a despedida de motor V10

Versão especial que marcará o adeus do superesportivo deverá ter credenciais focadas no uso em pista - ou seja, espere por um R8 ainda mais poderoso

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 22 dez 2021, 09h27 - Publicado em 22 dez 2021, 01h00

Já não dá mais para negar que o fim de grandes motores a combustão está próximo. Isso inclui o icônico V10 que equipa o Audi R8 que, por consequência, deixará de existir para dar lugar a um inédito superesportivo elétrico. Porém, a Audi não deixará que essa despedida seja triste: rumores apontam que o modelo ganhará uma edição especial voltada para as pistas, ressuscitando uma sigla emblemática do R8.

Mais barato que gasolina! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90

Quem sugeriu isso foi Sebastian Grams, diretor administrativo da Audi Sport, em entrevista ao site Top Gear. Ao ser questionado sobre uma futura edição especial do R8, ele disse: “o que posso dizer é que temos planos para fazer mais. Definitivamente haverá mais para vir nesta geração do R8″. Grams acrescentou ainda que a intenção é aumentar a “diversão ao dirigir” do supercarro.

Segundo o Top Gear, fontes ligadas à Audi fomentam as especulações de que o nome GT poderia ser ressuscitado para essa despedida. A última vez que vimos essa alcunha foi em uma versão especial e limitada a 333 unidades, produzidas entre 2010 e 2013.

Continua após a publicidade
Audi R8 GT
Audi R8 GT 2010 (Divulgação/Audi)

Caso siga a linha do antecessor, o próximo R8 GT terá diversas modificações que visam uma redução de peso, além de um aumento na potência. O modelo de 2010 tinha 30 cv a mais do que a versão padrão da época, chegando aos 530 cv – e cerca de 100 kg a menos. Claro que, como todo boa versão focada em desempenho na pista, podemos esperar também freios mais robustos, suspensão mais rígida e um kit aerodinâmico especial.

O mais provável é que a versão de despedida chegue ao mercado na segunda metade de 2022 e permaneça em produção por cerca de um ano, quando, enfim, o V10 será aposentado.

Compartilhe essa matéria via:
Prototipo do R8
A primeira geração foi lançada em 2006, baseada no protótipo Le Mans, divulgado três anos antes (Divulgação/Audi)

A Audi ainda não confirmou, mas em relatórios divulgados em outubro, sugeriu que toda a sua linha de esportivos (R e RS) deverá ser oferecida com motorizações híbridas e elétricas nos próximos anos. 

Atualmente em sua segunda geração, o R8 está disponível com o V10 5.2 com 618 cv e 57,1 kgfm de torque. O supercarro alemão pode ter tração traseira ou integral, e aparece nas carrocerias cupê e conversível. No Brasil, o R8 é vendido a partir dos R$ 1.659.990.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

A edição 752 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
A edição 752 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.