Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Retorno do Audi R8 GT poderá marcar a despedida de motor V10

Versão especial que marcará o adeus do superesportivo deverá ter credenciais focadas no uso em pista - ou seja, espere por um R8 ainda mais poderoso

Por João Vitor Ferreira Atualizado em 22 dez 2021, 09h27 - Publicado em 22 dez 2021, 01h00

Já não dá mais para negar que o fim de grandes motores a combustão está próximo. Isso inclui o icônico V10 que equipa o Audi R8 que, por consequência, deixará de existir para dar lugar a um inédito superesportivo elétrico. Porém, a Audi não deixará que essa despedida seja triste: rumores apontam que o modelo ganhará uma edição especial voltada para as pistas, ressuscitando uma sigla emblemática do R8.

Mais barato que gasolina! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90

Quem sugeriu isso foi Sebastian Grams, diretor administrativo da Audi Sport, em entrevista ao site Top Gear. Ao ser questionado sobre uma futura edição especial do R8, ele disse: “o que posso dizer é que temos planos para fazer mais. Definitivamente haverá mais para vir nesta geração do R8″. Grams acrescentou ainda que a intenção é aumentar a “diversão ao dirigir” do supercarro.

Segundo o Top Gear, fontes ligadas à Audi fomentam as especulações de que o nome GT poderia ser ressuscitado para essa despedida. A última vez que vimos essa alcunha foi em uma versão especial e limitada a 333 unidades, produzidas entre 2010 e 2013.

Audi R8 GT
Audi R8 GT 2010 Divulgação/Audi

Caso siga a linha do antecessor, o próximo R8 GT terá diversas modificações que visam uma redução de peso, além de um aumento na potência. O modelo de 2010 tinha 30 cv a mais do que a versão padrão da época, chegando aos 530 cv – e cerca de 100 kg a menos. Claro que, como todo boa versão focada em desempenho na pista, podemos esperar também freios mais robustos, suspensão mais rígida e um kit aerodinâmico especial.

Continua após a publicidade

O mais provável é que a versão de despedida chegue ao mercado na segunda metade de 2022 e permaneça em produção por cerca de um ano, quando, enfim, o V10 será aposentado.

Compartilhe essa matéria via:
Prototipo do R8
A primeira geração foi lançada em 2006, baseada no protótipo Le Mans, divulgado três anos antes Divulgação/Audi

A Audi ainda não confirmou, mas em relatórios divulgados em outubro, sugeriu que toda a sua linha de esportivos (R e RS) deverá ser oferecida com motorizações híbridas e elétricas nos próximos anos. 

Atualmente em sua segunda geração, o R8 está disponível com o V10 5.2 com 618 cv e 57,1 kgfm de torque. O supercarro alemão pode ter tração traseira ou integral, e aparece nas carrocerias cupê e conversível. No Brasil, o R8 é vendido a partir dos R$ 1.659.990.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

A edição 752 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
A edição 752 de QUATRO RODAS já está nas bancas! Arte/Quatro Rodas
Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo da QUATRO RODAS! Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 14,90/mês

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

App QUATRO RODAS para celular e tablet, atualizado mensalmente.

a partir de R$ 9,90/mês