O CEO da Renault Brasil, Ricardo Gondo, anunciou para setembro o lançamento do novo Megane e-tech, seu maior carro elétrico. A confirmação da data foi feita durante o seminário sobre eletrificação da ANFAVEA.
O crossover, que já aparece no site oficial da montadora com lançamento a ser anunciado “em breve”, abandonou as carrocerias hatch, sedã e perua das gerações vendidas no Brasil no passado. Hoje é quase um SUV, mais de acordo com a preferência dos clientes de hoje.
Na frente, o destaque está para as assinaturas curvas em led e para a barra luminosa que liga os faróis. A traseira repete o padrão da dianteira, com uma linha fina de led que interliga as lanternas.
Na cabine, as telas de 12” para a central multimídia e de 12,3’’ para o quadro de instrumentos chamam a atenção. Na parte central do painel, algumas funções, como o ar-condicionado, são controladas por botões físicos. Porém, o acabamento é composto em sua maioria por plástico duro.
Por aqui, receberemos a versão com um motor de 220 cv e 30,6 kgfm e que garante o bom tempo de 0 a 100 km/h em 7 s. A bateria disponível por aqui será a de maior capacidade, com 60 kWh, que garante autonomia máxima de 470 km.
As novas baterias íons de lítio usadas pela Renault são fornecidas pela LG e têm apenas 11 cm de espessura para ajudar na melhor distribuição de peso. De acordo com a montadora, 399 km de autonomia podem ser recuperados 8 horas em estações de 7,4 kW. Usando carregadores rápidos de 130 kW, esse tempo cai para apenas 30 minutos.
O Megane é o primeiro modelo da Renault a receber a plataforma CMF-EV exclusiva para elétricos e que equipará outros modelos até 2025. No Brasil, ele complementará o portfólio de elétricos da marca, que conta atualmente com o Zoe e o Kwid e-Tech.