Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Duster zera teste de segurança do NCAP: “segurança é direito como vacinas”

Zero no mais importante teste de segurança rendeu acusações pesadas à Renault. Vazamento de combustível gerou pedido de recall

Por Eduardo Passos
Atualizado em 2 mar 2023, 17h33 - Publicado em 27 ago 2021, 12h34
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Latin NCAP Renault Duster 2021 teste de colisão
    Testes de colisão do Renault Duster gerou fortes críticas à francesa (Latin NCAP/Divulgação)

    Se você é dono de um Renault Duster ou um Suzuki Swift você está em perigo, afirma a Latin NCAP — filial latina do mais importante programa de avaliação da segurança veicular em colisões. Os resultados compõem o novo relatório da iniciativa, divulgado nesta sexta-feira (27).

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

    Entre os motivos para a pior nota possível estão a ausência de proteção lateral, tanto para corpo quanto cabeça dos ocupantes, com portas abrindo e colunas B invadindo o habitáculo e gerando danos aos manequins. “A abertura das portas requer ação imediata da Renault”, disse o Latin NCAP destacando o risco de que os passageiros sejam ejetados do carro em caso de batidas. Mas o pior não foi isso.

    Nos testes de impacto frontal o SUV da Renault apresentou vazamentos de combustível, um problema tão grave que a instituição clamou um recall urgente tanto por parte da francesa quanto da romena Dacia, que desenvolve e comercializa o modelo no mercado europeu.  

    Continua após a publicidade

    “O vazamento registrado (..) precisa ação da Renault não apenas para resolver o problema na linha de produção, mas para efetuar o recall em todas unidades vendidas que possuam, potencialmente, esse problema”, disse o órgão em comunicado.

    Ocupantes adultos também sofreram na segunda fileira, onde o Duster obteve a pior avaliação possível no efeito chicote, ocorrente quando há súbita aceleração do tronco que se movimenta enquanto a cabeça se mantém na posição original. 

    Uma sensação semelhante quando uma pessoa é empurrada pelas costas mas multiplicada pela energia de uma colisão de carros, o fenômeno zerou a pontuação a respeito da proteção cervical dos ocupantes traseiros.

    Continua após a publicidade

    Crianças em risco

    Outro ponto delicado envolve crianças em cadeirinhas. Segundo o Latin NCAP, o sistema de fixação oferecido pela Renault foi capaz de evitar movimentos excessivos da cabeça para frente. “Entretanto, (o boneco de testes) mostrou contato da cabeça com o interior do veículo no rebote (da colisão), derrubando a nota da (proteção da cabeça) para zero”.

    Enquanto todos os outros Renault têm quatro airbags de série, nenhuma versão do Duster tem mais que os dois airbags.
    Enquanto todos os outros Renault têm quatro airbags de série, nenhuma versão do Duster tem mais que os dois airbags. (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Outro aspecto que contribui para a menor nota possível foi a ausência de sistemas de segurança como a frenagem autônoma de emergência, capaz de frear o veículo automaticamente e evitar ou reduzir danos das colisões. Também não há alertas de cinto desafivelado e limitadores de velocidade, de modo que a pontuação dessa categoria veio exclusivamente do controle de tração, de série em todos os Duster vendidos no Brasil e bem avaliado pelo órgão de controle.

    Críticas pesadas

    O resultado do Duster do Suzuki Swift, que também obteve zero estrela na avaliação, trouxe duríssimas críticas do secretário-geral do Latin NCAP, Alejandro Furas, que acusou as montadoras de cobrarem por recursos que são direitos do consumidor.

    Continua após a publicidade
    Renault Duster Iconic 1.6 CVT 2021 (3)
    “Para garantir maior segurança aos ocupantes, o novo Duster recebeu reforços estruturais, novo cinto traseiro central de três pontos e cintos dianteiros com pré-tensionadores”, disse a Renault em março de 2020 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    “É desapontador e preocupante desempenhos de segurança tão ruins. (..) Consumidores latino-americanos são forçados a pagar mais que o preço básico para ter as mesmas condições de segurança que Renault/Dacia e Suzuki oferecem de série em mercados como a Europa”, pontuou, citando que certas vezes sequer esses recursos são oferecidos na América. 

    RenaultDuster_2Airbags_en-2
    Ocupantes do Duster correm risco de danos graves à região cervical, afirma o Latin NCAP (Latin NCAP/Reprodução)

    “Segurança veicular básica é um direito que latino-americanos deveriam exigir sem pagar a mais, como é feito em economias maduras. Esses recursos agem como vacinas nas pandemias mais severas, como acidentes de trânsito. Consumidores têm o direito de receber a mesma vacina em qualquer lugar, sem pagar a mais por isso”, completou.

    Continua após a publicidade

    Renault se defende

    Em nota, a Renault se justificou dizendo que o “teste divulgado em agosto de 2021, é exatamente o mesmo em termos de conteúdos de segurança ativa e passiva em relação ao veículo que obteve quatro estrelas na proteção para adultos e três estrelas na proteção para crianças, em teste realizado pela mesma instituição em 2019”.

    Latin NCAP Renault Duster 2021 teste de colisão
    Vazamento do combustível rendeu apelo por recall à Renault (Latin NCAP/Divulgação)

    O argumento da montadora se baseia na mudança de critérios do Latin NCAP (anunciada em setembro de 2019) como causa para a queda na avaliação. 

    Pronunciamento da Renault na íntegra:

    Em relação ao teste do modelo Renault Duster divulgado pelo Latin NCAP em 27/08, a Renault do Brasil informa:

    Continua após a publicidade

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

    Quatro Rodas

    Capa quatro rodas 748 agosto 2021
    Capa quatro rodas 748 agosto 2021 A edição 748 de QUATRO RODAS já está nas bancas! ()
    Clique e Assine
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.