Há exatos três meses, a Renault apresentava, em Pequim, a nova geração do Koleos. Agora, na França, a marca promove o lançamento mundial do modelo e o anúncio da chegada dele ao Brasil. Com previsão de lançamento para 2017, o Koleos será o SUV top de linha da Renault no Brasil, e a principal atração da marca no Salão do Automóvel de São Paulo deste ano, em novembro.
LEIA MAIS:
>> Teste: Chevrolet Trailblazer 2.8 turbodiesel 4×4
>> Novo Ford Edge chega ao Brasil
>> Com Kwid, Duster, Kaptur e Koleos, Renault completa linha de SUVs
O desenho do Koleos é inspirado no sedã grande Talisman, com traços fortes e carroceria musculosa. A dianteira tem faróis totalmente iluminados por leds (assim como as luzes de circulação diurna, ou DRL) e ligação com a grade, que abriga o enorme logotipo da Renault. Atrás, as grandes e horizontais lanternas (assim como os faróis, em leds) quase se ligam no centro da tampa do porta-malas e dão a impressão de maior largura da traseira.
Com 4,67 m de comprimento, 1,84 m de largura e 2,70 cm de entre-eixos, na Europa o Koleos terá como principais concorrentes (segundo a própria Renault) Honda CR-V, Toyota Rav4, Hyundai Santa Fe e Kia Sorento. No Brasil, os valores desses modelos variam entre R$ 147.000 (CR-V) e R$ 192.990 (Santa Fe de 7 lugares), o que pode dar uma ideia da faixa de preço que o novo carro terá por aqui.
Requinte e tecnologia são as palavras de ordem no interior do SUV francês, com acabamento composto por materiais de alta qualidade e toque macio. O quadro de instrumentos é formado por três mostradores e uma tela digital colorida, enquanto a central multimídia é representada por uma tela vertical de 8,7polegadas sensível ao toque instalada no console central. Já a iluminação da cabine pode ser configurada de acordo com a cor de preferência dos ocupantes.
A Renault ainda não aponta quais serão as versões vendidas por aqui, porém, são esperadas as mais caras da gama. Por isso, conte com bancos revestidos em couro com ajustes elétricos e ventilação/aquecimento para os dianteiros, central multimídia R-Link 2 com GPS, Bluetooth, USB e entrada para cartão de memória, airbags frontais, laterais e de cortina, controles de estabilidade e tração, faróis full-led, assistente de partida em ladeiras, alertas de pontos cegos, saídas involuntárias de faixa e fadiga, assistente de estacionamento, frenagem automática, faróis baixos e altos automáticos e frenagem de emergência. O sistema de áudio Bose, com sete alto-falantes, dois subwoofers e quatro tweeters, deve ser oferecido como opcional.
Mundialmente, o Koleos terá quatro opções de motorização: duas a gasolina e duas a diesel. Para o Brasil, é esperado o motor mais potente abastecido a gasolina, um 2.5 de quatro cilindros, 170 cv e 23,8 mkgf. Sempre com transmissão automática CVT de sete marchas virtuais, o Koleos brasileiro deverá ter tração 4×4 de série, com funções 2WD, 4WD Auto e 4WD Lock. Entre as outras opções, estão os motores 1.6 e 2.0 a diesel, com 130 e 175 cv respectivamente, e o 2.0 a gasolina com 145 cv, além da transmissão manual de seis marchas.