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Recall descuidado do airbag exige outro reparo no Toyota Corolla

Caso Takata ainda não acabou: unidades envolvidas nas convocações anteriores precisarão voltar às concessionárias para mais um serviço técnico

Por Rodrigo Ribeiro
13 jun 2018, 19h18
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  • Toyota Corolla XRS
    O problema, agora, não é o airbag disparar estilhaços. A treta é não abrir direito. (Divulgação/Toyota)

    Notícia velha: a Toyota fez mais um recall para airbags do Corolla. Notícia nova: o problema não envolve os insufladores da Takata.

    A falha, agora, é com a montagem da peça dos carros afetados pelas convocações anteriores feitas pela marca.

    Em resumo, o caso inteiro envolveu unidades cujo airbag podia projetar estilhaços metálicos contra os ocupantes em caso de acidente.

    Isso atingiu a Toyota e dezenas de outras marcas que compravam insufladores da Takata. Ou seja, foi necessária a troca das bolsas de mais de meio milhão de carros no Brasil.

    O problema agora é que foi detectada uma montagem inadequada dos novos airbags.

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    Segundo a marca, os modelos afetados (e que passaram pelo recall anterior) podem não abrir o airbag do passageiro corretamente.

    E precisarão voltar para mais reparos.

    airbag
    Curiosidade: antes fáceis de serem encontradas, agora as fotos de modelos da Toyota com o airbag aberto sumiram dos sites de imprensa da marca (Divulgação/Toyota)

    Em caso de colisão, a bolsa pode perder o gás propelente antes de se inflar corretamente.

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    É normal o airbag murchar após o impacto, mas nesta situação isso iria ocorrer antes da hora.

    Isso reduz ou até elimina a eficácia do dispositivo em caso de colisão.

    Foram afetadas todas as versões do Corolla fabricadas entre 11/01/2010 a 28/12/2012. Os intervalos de chassis convocados são os seguintes:

    Código alfanumérico Últimos 8 dígitos do chassi
    9BRBB42E A5116566 – B5158584
    9BRBB48E A5116533 – A5126282
    9BRBD48E A2500004 – D2602023
    9BRBL42E B4700018 – D4759587
    9BRBU42E B4700012 – B4700017
    9BRBU48E B4700003 – B4700013
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    Esse recall não elimina a convocação gigante feita pela Toyota em todo o mundo relacionada aos airbags da Takata.

    O adesivo de advertência é colado na primeira fase do recall, quando o airbag é desativado
    Um adesivo de advertência era colado na primeira fase do recall para troca do insuflador, quando o airbag era desativado (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    A fornecedora produziu por anos milhões de unidades defeituosas de insufladores.

    Esses componentes, após alguns anos e em ambientes úmidos, poderiam disparar estilhaços metálicos pela cabine e ferir os ocupantes.

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    Nos Estados Unidos chegaram a ocorrer acidentes fatais provocados pelas peças defeituosas.

    O problema provocou um dos maiores recalls da história – a estimativa é que mais de 37 milhões de carros tenham sido afetados – e levou a Takata à falência.

    A empresa foi comprada pelo grupo chinês KSS em 2017.

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