Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Ranking revela as marcas de carro mais fortes e valiosas do mundo

Estudo aponta as marcas de automóveis mais valiosas do mundo. Que não obrigatoriamente são as mais fortes

Por Fernando Miragaya
26 abr 2021, 05h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Brands

    Qual o valor de uma marca? Esse é o tipo de provocação que professores de MBA adoram fazer. Pois é, só que isso não é necessariamente um conceito subjetivo.

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90 

    Empresas de pesquisas globais fazem estudos regulares e usam métricas que estabelecem essa percepção de valor sobre diferentes empresas. As do setor automotivo, obviamente, são um capítulo à parte. Um levantamento da Brand Finance, consultoria inglesa de avaliação de negócios de marca, recém-apresentado não só mostra o valor dos fabricantes de veículos como a força de cada um.

    O relatório evidencia que nem sempre uma marca de maior valor é a mais poderosa e traça também um índice batizado de BSI (Brand Strength Index), algo como o índice de força da marca, onde o valor financeiro leva em consideração a receita daquela empresa. Além disso, a pesquisa revela dados curiosos sobre o crescimento de certas montadoras e a distribuição geográfica desse mapa automotivo.

    Continua após a publicidade

    Toyota na frente 

    Toyota Corolla Cross XRX Hybrid flex 2022
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Quatro anos depois e em um período conturbado para a indústria, a Toyota recuperou a liderança como a marca automotiva mais valiosa globalmente. A japonesa desbancou a Mercedes-Benz, e hoje vale US$ 59,5 bilhões – mais de R$ 340 bilhões em conversão direta pela cotação do dia 26 de março.

    Pelo estudo da Brand Finance, a Toyota aumentou apenas 2% o seu valor, só que a Mercedes perdeu mais de 10% em relação a 2020 (veja o quadro no fim da matéria). A tomada da liderança se deu principalmente pelo desempenho financeiro e nas operações fabris da montadora asiática.

    Mesmo em um ano marcado pela crise da pandemia do novo coronavírus, que freou o consumo, interrompeu produções e padeceu com a falta de insumos, a companhia aumentou as vendas no primeiro trimestre de 2020 no Japão, na América do Norte e Europa. E viu seu lucro disparar 50% no terceiro trimestre, com um salto de 10% nas vendas na China.

    Continua após a publicidade

    Mítica e poderosa  

    A Toyota é a mais valiosa e também é forte, mas não a mais forte. A japonesa fecha um pódio no qual a supremacia da Ferrari parece inalcançável. O tradicional fabricante italiano deixa claro que a empresa não vive apenas de uma aura mítica muito bem explorada.

    A Ferrari se mantém como a mais forte do setor automotivo neste ranking, que vai além do valor da marca. Nesse quesito, a Brand Finance leva em consideração, também, investimento em marketing, identificação do cliente com a empresa, satisfação dos funcionários e a reputação corporativa.

    A partir dessas informações, as marcas recebem uma pontuação máxima de 100 e um índice de classificação que se assemelha aos indicadores de confiança para investidores. No caso da Ferrari, foram 93,9 pontos e índice AAA+ (a única no mundo a alcançar essa máxima), bem à frente da segunda colocada, a Maruti Suzuki.

    Opa, estranhou? Pois é, essa subsidiária indiana da montadora japonesa revela a força das marcas do país asiático nos critérios usados pelo relatório. A Maruti Suzuki subiu quase seis pontos na avaliação e superou a Toyota para se consolidar como a marca de automóveis mais poderosa do continente.

    Continua após a publicidade

    E engana-se quem pensa que a Maruti Suzuki é um caso fora da curva das montadoras da Índia. Duas compatriotas da empresa registraram crescimento significativo no índice BSI: a Mahindra (+5,2 pontos), quarta colocada, e a Bajaj (aumento de 8,6 pontos), sétima posicionada no ranking.

    O peso de cada país 

    Mas na geoeconomia dos valores das marcas, quantidade não significa obrigatoriamente maior representatividade. Basta ver a Alemanha. Com cinco marcas automotivas, o país concentra 34% do valor de todas as marcas reunidas no mundo. São US$ 201,8 bilhões e todas as montadoras entre as dez mais valiosas.

    A Alemanha supera países com muito mais marcas neste bolo. O Japão, com 24% do valor das marcas de veículos, é o segundo colocado. Já os Estados Unidos e seus 18 fabricantes automotivos respondem por 17% e são o terceiro no ranking por nações.

    Efeito Tesla

    Tesla Model S Plaid 2021
    Tesla Model S Plaid 2021 (Divulgação/Tesla)
    Continua após a publicidade

    O Tio Sam só está bem na foto porque pegou carona com Elon Musk. Pois é, a Tesla foi a marca que mais ganhou valor em um ano. Impressionantes 157% de crescimento, o que fez o fabricante de veículos elétricos alcançar quase US$ 32 bilhões, ficar em sexto no Top 10 e desbancar montadoras tradicionais como Honda, Ford e Audi.

    A crescente busca da indústria automotiva por eletrificação e os anúncios de restrição a veículos a combustão em muitos países do mundo são os indicativos de que o caminho da Tesla será seguido por muitas montadoras. Várias delas, como General Motors, Jaguar Land Rover e Nissan, anunciaram recentemente metas ambiciosas de lançamentos de elétricos e híbridos em suas linhas.

    Segundo o relatório, os fatores para o crescimento da Tesla se inserem neste contexto e ultrapassam a questão do aumento de produção do modelo Y ou da expansão da marca na China. A empresa é apontada como pioneira no uso de inteligência artificial no automóvel e é vista como uma montadora em busca de inovação, sustentabilidade e – especialmente – de baterias mais eficientes para seus carros.

    Por enquanto, isso vale muito. Mas se trará força para a marca californiana, aí são outros quinhentos.

    Brands
    (Divulgação/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.