No geral, os americanos não são muito fãs de picapes de porte pequeno, tanto é que, por lá, as gigantes como Ram 1500 e Ford F-150 são consideradas de tamanho normal. Mas a introdução e sucesso da Ford Maverick nos EUA despertou neles um novo apreço por caminhonetes de tamanho menor.
Essa nova oportunidade está fazendo a Ram cogitar o lançamento da brasileira Rampage lá na terra do Tio Sam, como informa o The Drive. Segundo uma fonte ligada a Stellantis, a Rampage chegaria até o fim do ano como uma resposta ao sucesso da Maverick, com possibilidades de ser vendida também no Canadá.
A Stellantis diz que não vai comentar o assunto, porém isso confirma os planos da empresa. No ano passado, o ex-CEO da Ram, Mike Koval, já havia anunciado publicamente que gostaria de ter uma picape menor à venda nos EUA. O que não sabemos é se o executivo que assumiu a liderança da marca em seu lugar, Tim Kuniskis, compartilha das mesmas intenções.
Além dos flagras nacionais, Rampage também foi vista em testes no estado do Colorado, mas isso não significa muita coisa. Mas o que chamou a atenção dos americanos foi a forte camuflagem da mula de testes, algo pouco comum para um carro que já deve seu design revelado oficialmente.
O que pode realmente pode garantir que a picape intermediária chegue nos EUA é a seu chassi monobloco, compartilhado com outros modelos da Stellantis, entre eles o Jeep Compass, que é produzido em Toluca, no México.
Uma importação do México seria muito mais vantajosa financeiramente do que levar os carros vindos do Brasil. Nos EUA existe um imposto chamado Chicken Tax, uma tarifa de 25% imposta sobre a importação de utilitários leves. Veículos fabricados nos países vizinhos da América do Norte não sofrem essa taxação, graças aos acordos entre EUA, México e Canadá.
A Rampage terá motor 2.0 turbo Hurricane, que atualmente é usado no Jeep Wrangler. Na picape, ele deve chegar na casa dos 270 cv e 40 kgfm de torque. Em 2024, esse mesmo motor também equipará os Compass e Commander nacionais.
No Brasil, a Rampage também será lançada com um motor 2.0 turbodiesel, mas se os planos de lançamento nos EUA estiverem corretos, é mais provável que o modelo a diesel por lá já tenha o motor 2.2, que deve ser adotado no Brasil em 2024.