Há 16 anos a Dodge lançava a quarta geração de sua picape mais tradicional, a Dodge Ram 1500. Talvez quem tenha comparecido àquela edição do Salão de Detroit não poderia imaginar que aquela picape chegaria a mudar de marca para seguir à venda por tanto tempo, pois a agora chamada Ram 1500 Classic continua em produção para a linha 2024.
A Ram 1500 apareceu em meio de uma crise de preços da gasolina que estava nas alturas, forçando os consumidores a migrarem para carros menores. Mesmo assim, garantiu seu espaço como uma alternativa robusta e duradoura. Também é acessível: no Brasil, é a picape grande mais barata, por R$ 365.150 – custa tanto quanto as picapes médias mais completas.
Embora ainda não esteja disponível no site oficial da montadora, a Ram 1500 Classic 2024 está confirmada. O modelo de 2023, disponível nos EUA em acabamentos Tradesman e Warlock, ofereceu opções de configuração que variavam de cabine única caçamba estendida a configurações de cabine dupla longa e curta.
Nos Estados Unidos, a versão de entrada da Ram 1500 Classic é equipada com um motor V6 de 3.6 Pentastar como padrão e a opção de um Hemi V8 de 5.7 como atualização e que rende 400 cv. Ambos os motores são acompanhados por um câmbio automático de oito velocidades.
Apesar da plataforma ter 16 anos, pequenas mudanças nas opções são esperadas para o modelo de 2024. No entanto, a falta de grandes ajustes é compreensível, considerando a durabilidade da Ram 1500 Classic. Ambos os acabamentos, Tradesman e Warlock, carregam uma tela sensível ao toque de 7,0 polegadas no console central.
Uma das principais razões para o sucesso do Ram 1500 Classic é seu preço acessível. Nos EUA, os modelos de 2023 começaram em US$ 34.340 (R$ 167.397). É, aproximadamente, US$ 6.000 mais barata que o modelo 2024 da Ram 1500 mais acessível e fica US$ 4.000 abaixo de concorrentes como F-150 e Silverado 1500 de entrada.
Contudo, com a chegada iminente de um Ram reformulado em 2025, sem o motor Hemi, especula-se que 2024 possa ser o último ano para o Ram 1500 Classic.