Ram 1500 2026 volta a ter motor V8 Hemi de 400 cv após críticas
A própria marca admite que foi um erro ter tirado de linha o famoso V8 HEMI, que agora retorna como um opcional

A Stellantis tomou uma decisão bem controversa há um ano. Motivada pelas novas regras de emissões nos EUA, tirou de linha o lendário motor V8 5.7 Hemi. Com a mudança tanto do governo dos Estados Unidos quanto do comando da fabricante, o motorzão está de volta e o primeiro modelo a recebê-lo é a Ram 1500.
Apresentada em seu país de origem, a Ram 1500 2026 tem como principal novidade justamente o retorno do V8. “Cometemos um erro quando abandonamos o Hemi”, admitiu Tim Kuniskis, CEO global da marca Ram.
A fabricante não quis complicar e, para acelerar o retorno do motor, não fez nenhuma alteração, utilizando a mesma especificação vista até o ano-modelo 2024. Entrega 400 cv e 56,7 kgfm, trabalhando com uma transmissão automática de oito marchas.
Há apenas uma diferença e ela é financeira. Será um opcional de US$ 1.200 (R$ 6.740) para as versões Big Horn, Express, Laramie, Limited, Longhorn, Rebel, Tradesman e Warlock. Por enquanto, Kuniskis desconversa sobre uma versão esportiva nos moldes da antiga TRX, substituída pela atual RHO, que seguirá como está.
Enquanto isso, o motor de entrada segue sendo o V6 3.6 Pentastar de 309 cv e 37,2 kgfm. Apesar da fama do V8, não é o propulsor mais potente da picape. As versões Laramie e Rebel trazem o 3.0 biturbo de seis cilindros em linha da família Hurricane, que gera 426 cv e 63,5 kgfm, consideravelmente mais do que o Hemi.
A versão esportiva RHO, assim como as configurações Limited, Longhorn e Tungsten, manterá o 3.0 Hurricane na variante de alto desempenho, com 548 cv e 72 kgfm. Kuniskis diz que estas versões já tem um pacote “fantástico” e que o V8 pode não ser uma boa escolha para elas.

O fato do V8 ser bem menos potente que o 3.0 Hurricane não assusta a Ram, que está apostando no desejo dos clientes por um motor mais, mesmo que menos eficente. A prova disso é que substituiu o antigo emblema “Hemi” no para-lama dianteiro por um novo símbolo chamado “Symbol of Protest” (Símbolo de Protesto), uma provocação e protesto contra todas as decisões que levaram o Hemi a quase ser extinto.
Consultada por QUATRO RODAS, a divisão brasileira da Ram não se posicionou sobre a possibilidade do V8 retornar ao país, dizendo que “não comenta sobre rumores e especulações”.