A Ram 1500 chega à linha 2025 no Brasil com novidades que vão muito além da leve repaginada no visual. Agora, a picape grande é vendida em duas configurações da versão intermediária Laramie e perde o motor V8. Apesar disso, estreia com os títulos de picape mais potente e rápida do Brasil, mas um deles não durará muito tempo.
Na versão Laramie convencional, a 1500 parte de R$ 540.990, enquanto a Laramie Night Edition custa R$ 555.990. As diferenças entre elas estão nos detalhes de acabamento.
Na primeira, há grade e para-choques cromados, rodas de 20” e interior que mistura marrom, bege e preto. Na segunda, todos os cromados são substituídos por preto brilhante, as rodas passam a ser escurecidas e de 22”, e o interior é todo em preto. Os faróis e lanternas também ganham máscara negra e, o capô, tem adesivos no mesmo tom.
Entre as novidades visuais da 1500 2025 estão os novos para-choques e grade, além de lanternas e faróis atualizados. Os faróis são full led, mas por refletores, já que trata-se de uma versão mais simples em relação à Limited, vendida anteriormente. As rodas também são novas e, seguindo nas laterais, há estribos elétricos e os compartimentos (rambox) de 107 litros cada, nas laterais da caçamba.
Na caçamba, por sua vez, a capacidade volumétrica é de 1.200 litros e, a de carga, de 557 kg. A capacidade de reboque, maior foco da 1500, é de 4,5 toneladas. De série, há um revestimento na caçamba para evitar danos à lataria e abertura e fechamento elétricos, mas só para baixo: a abertura lateral da tampa foi perdida. Um degrau escondido sob o para-choque ajuda a subir no compartimento.
Apesar de ser uma versão intermediária, a 1500 Laramie tem um pacote equivalente ao da Limited vendida anteriormente no Brasil. Há quadro de instrumentos digital de 12,3”, head up display de 10” e multimídia de 14,2” (antes, eram 12”). Há também bancos dianteiros elétricos com aquecimento e ventilação, e memória para o do motorista, retrovisor digital e ar-condicionado bizona.
O pacote segue com sistema de som Harman Kardon de 19 alto-falantes e 900 Watts, ajuste elétrico dos pedais, frenagem automática de emergência, ACC, assistência de permanência em faixa, alerta de tráfego cruzado dianteiro e traseiro, seis airbags e nada menos que onze portas USB. Há também dois carregadores de celulares por indução e teto solar panorâmico elétrico.
A mecânica guarda as maiores e mais disruptivas mudanças da nova Ram 1500. Ela troca o motor V8 aspirado de 400 cv por um 3.0 biturbo de seis cilindros em linha de 426 cv e 64,8 kgfm. Assim, ganha o título de picape mais potente do Brasil – mas por pouco tempo, já que a BYD Shark vem aí com seus 430 cv. O câmbio é automático de oito marchas.
Assim, segundo a Ram, a 1500 vai de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos, conquistando outro título, o de picape mais rápida do país. Esse ela deve segurar. É um número digno de carros esportivos e bem melhor do que os 6,4 s da antiga Rebel e 7,7 s da antiga Limited.
A tração é 4×4 com modo automático e há cinco modos de condução. Há novidades também na suspensão, que passa a ser sempre a ar com cinco níveis, que podem ser selecionados manualmente ou ajustados automaticamente de acordo com os modos de condução, ou ainda de acordo com o peso levado pela picape.