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Radar inteligente calcula velocidade e multa a 100 metros de distância

Conhecido como doppler, o equipamento identifica velocidade, celular ao volante e conversão proibida a até 100 metros de distância do veículo

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 24 Maio 2024, 17h37 - Publicado em 24 Maio 2024, 17h32
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  • Quem nunca freou assim que avistou o radar atire a primeira pedra. Porém essa prática para evitar multas por excesso de velocidade está com os dias contatos. Afinal o radar conhecido como doppler já está em operação e é capaz de detectar veículos acima do limite de velocidade mesmo com 100 metros de distância. 

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    O aparelho emite ondas eletromagnéticas contínuas que, quando rebatidas pelos veículos, mudam de frequência. Essa diferença de aumento ou diminuição das frequências permite aferir a velocidade. A cobertura chega a quatro faixas, sem espaço para o desvio da frequência.

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    Esse tipo de radar também expõe outras infrações de trânsito. Dentre elas, passar com o semáforo vermelho, usar celular ao volante, fazer conversão proibida, trafegar pela contramão e identifica quem para em cima da faixa de pedestres.

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    Os novos radares têm como vantagem ao modelo convencional a não necessidade de instalação de itens físicos no asfalto. Isso não exige obstrução de via para implantação e manutenção.

    Os equipamentos estão homologados por uma portaria do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Além disso, passam por aferição periódica, conforme resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

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    Eles já estão multando

    Esse tipo de equipamento já existe em 24 Estados do Brasil com cerca de 1.700 faixas monitoradas e 730 equipamentos em operação. Só na cidade de São Paulo são sete dispositivos com essa tecnologia, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

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    E a entidade alega que não serão instalados novos radares com essa tecnologia até em comprimento ao decreto do Prefeito Ricardo Nunes que suspendeu a instalação de novos equipamentos na capital paulista.

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    Nas rodovias paulistas há radares doppler em seis delas. São elas Washington Luís (SP-310), Luiz de Queiroz (SP-304), Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225), César Augusto Sgavioli (SP-261), Irineu Penteado (SP-191) e na Assis Chateaubriand (SP-425).

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