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R$ 349.990: RAM Classic tem V8 de 400 cv e é mais barata que Hilux GR-S

Picape mais barata da Ram começa a ser vendida no Brasil com o objetivo de peitar as picapes médias topo de linha

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 15 set 2022, 19h09 - Publicado em 15 set 2022, 18h45
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  • Se por enquanto as Ram 1500 e 2500 não têm concorrentes diretas em porte e preço (pois beiram os R$ 500.000), a fabricante norte-americana lança agora a Ram Classic para caçar briga com as picapes médias topo de linha. Afinal, seu preço chega ser até menor: por R$ 349.990, é mais barata que a Toyota Hilux GR-S, que custa R$ 354.790.

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    A Classic, na verdade, é a Ram 1500 de quarta geração, que estreou em 2008 e por aqui havia saído de linha em 2019, mesmo que sua produção no México tenha continuado. Seu motor, porém, é o mesmo V8 5.7 HEMI de 400 cv da geração atual. É o suficiente para trazer pesadelos para Chevrolet S10, Ford Ranger, Toyota HiluxVolkswagen Amarok, segunda picape mais potente do Brasil com seu V6 3.0 turbodiesel de 257 cv. 

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    RAM Classic Laramie e Night Edition
    (Divulgação/Ram)

    O motor V8 da Ram 1500 Classic tem um sistema que ajuda a poupar até 20% de combustível, segundo a RAM.  Isso é possível graças ao sistema de desativação de cilindros (MDS), que corta a alimentação de combustível, as faíscas das velas e fecha as válvulas de admissão e escape em quatro dos oito cilindros durante acelerações leves, como em velocidades constantes na cidade ou estrada, quando a potência total não é necessária.

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    RAM Classic Laramie
    (Divulgação/Ram)

    O câmbio é automático de oito marchas TorqueFlite eletrônica e as trocas de podem ser feitas por um botão seletor rotativo no console central. Em teste promovido pela RAM durante a apresentação, conseguimos atingir um 0 a 100 km/h abaixo dos 8 segundos.

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    RAM Classic Laramie
    (Divulgação/Ram)

    O que pesa contra a Ram Classic é a falta de equipamentos. Diferente das rivais Hilux e Ranger, ela não traz frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo e assistente de permanência em faixa, por exemplo.

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    Para segurança, há seis airbags, assistente de partida em rampa, controles de tração e estabilidade e controle de oscilação do reboque. Já os freios a disco, presente nas quatro rodas, fazem bem o seu papel e seguram bem a gigante de 2.553 kg. 

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    Outro ponto negativo é a baixíssima capacidade de carga. Embora a caçamba tenha 1.424 litros, ficando atrás somente da RAM 3500, a Classic pode carregar apenas 531 kg. Isso é menos do que a Fiat Strada, que na configuração de cabine simples, leva até 720 kg.

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    Por outro lado, se seu serviço precisar de um reboque, a Classic tem força suficiente para dar conta do recado. A picape pode puxar até mais de 3,5 toneladas, mais do que qualquer outra picape média. Ela ainda traz de fábrica preparação para gancho de reboque.

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    RAM Classic Laramie
    (Divulgação/Ram)

    Como uma versão de entrada, a RAM Classic não tem todo o luxo no acabamento igual as picapes mais caras da marca. Poucos materiais são utilizados e o plástico duro é predominante. A central multimídia tem 8,4’’, enquanto na 1500 da quinta geração ela tem 12’’. 

    O sistema de som é da Alpine com 9 alto-falantes, um subwoofer e 506 watts de potência. O ar-condicionado é automático e tem duas zonas e os bancos são elétricos e tem sistema de aquecimento.

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    ram classic night
    (Divulgação/Ram)

    Viajar na segunda fileira não é problema, pois a Classic oferece bom espaço, graças ao entre-eixos de 3,57 m. O problema maior é o assoalho, que não é plano e prejudica o passageiro que vai no meio.

    Na parte estética, ela os faróis  halógenos e com projetor de dupla função – apenas os DLRs são de LED – estão localizados um pouco abaixo da linha superior da grade. Já o capô musculoso é seu principal destaque e conta com duas entradas de ar falsas para dar um ar mais esportivo.

    Ram_Classic_Interior_001
    (Divulgação/Ram)

    Na traseira há dois escapamentos, outro traço de esportividade. O nome da marca ocupa quase toda a tampa da caçamba e está escrito em alto relevo. As rodas são de alumínio e tem 20’’. 

    A Classic já está à venda em duas versões, que se diferenciam pelos detalhes estéticos. A Laramie traz contornos cromados na grade dianteira, para-choque e nos retrovisores e será vendida por R$ 349.990. Enquanto a Night Edition, como o nome sugere, traz os mesmos acabamentos na cor preta e para-choque na cor do veículo. Seu preço é R$ 359.990. 

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    Os opcionais são oferecidos pela Mopar e, entre os destaques, há alargador de para-lama off-road, degrau de caçamba, capota marítima e lança de engate. Em breve a lista vai crescer com itens como estribos automáticos e capota elétrica.

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    A RAM Classic vem importada do México e até o fim do ano terá 1.000 unidades disponíveis. Porém, a marca já garantiu um aumento de 50% nesse volume em caso de alta demanda.

    Ram_Classic_Interior_025
    (Divulgação/Ram)

    Ficha técnica – Ram Classic

    Motor: gasolina, dianteiro, longitudinal, V8, 16V, 5.654 cm3; 400 cv a 5.600 rpm, 56,7 kgfm a 3.950 rpm
    Câmbio: automático, 8 marchas, tração 4×4
    Suspensão: duplo A (dianteira) / eixo rígido, five-link (traseira)
    Freios: disco ventilado (dianteiro) / disco sólido (traseiro)
    Direção: elétrica,
    Rodas e pneus: liga leve, 275/60 R20
    Dimensões: comprimento, 581,6 cm; largura, 201,7 cm; alt., 197 cm; entre-eixos, 357 cm; peso, 2.553 kg; tanque, 98 l; caçamba, 1.424 l; capacidade de carga, 531 kg

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