PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

R$ 349.990: RAM Classic tem V8 de 400 cv e é mais barata que Hilux GR-S

Picape mais barata da Ram começa a ser vendida no Brasil com o objetivo de peitar as picapes médias topo de linha

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 15 set 2022, 19h09 - Publicado em 15 set 2022, 18h45
 (/)
Continua após publicidade

Se por enquanto as Ram 1500 e 2500 não têm concorrentes diretas em porte e preço (pois beiram os R$ 500.000), a fabricante norte-americana lança agora a Ram Classic para caçar briga com as picapes médias topo de linha. Afinal, seu preço chega ser até menor: por R$ 349.990, é mais barata que a Toyota Hilux GR-S, que custa R$ 354.790.

A Classic, na verdade, é a Ram 1500 de quarta geração, que estreou em 2008 e por aqui havia saído de linha em 2019, mesmo que sua produção no México tenha continuado. Seu motor, porém, é o mesmo V8 5.7 HEMI de 400 cv da geração atual. É o suficiente para trazer pesadelos para Chevrolet S10, Ford Ranger, Toyota HiluxVolkswagen Amarok, segunda picape mais potente do Brasil com seu V6 3.0 turbodiesel de 257 cv. 

RAM Classic Laramie e Night Edition
(Divulgação/Ram)

O motor V8 da Ram 1500 Classic tem um sistema que ajuda a poupar até 20% de combustível, segundo a RAM.  Isso é possível graças ao sistema de desativação de cilindros (MDS), que corta a alimentação de combustível, as faíscas das velas e fecha as válvulas de admissão e escape em quatro dos oito cilindros durante acelerações leves, como em velocidades constantes na cidade ou estrada, quando a potência total não é necessária.

RAM Classic Laramie
(Divulgação/Ram)

O câmbio é automático de oito marchas TorqueFlite eletrônica e as trocas de podem ser feitas por um botão seletor rotativo no console central. Em teste promovido pela RAM durante a apresentação, conseguimos atingir um 0 a 100 km/h abaixo dos 8 segundos.

RAM Classic Laramie
(Divulgação/Ram)
Continua após a publicidade

O que pesa contra a Ram Classic é a falta de equipamentos. Diferente das rivais Hilux e Ranger, ela não traz frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo e assistente de permanência em faixa, por exemplo.

Para segurança, há seis airbags, assistente de partida em rampa, controles de tração e estabilidade e controle de oscilação do reboque. Já os freios a disco, presente nas quatro rodas, fazem bem o seu papel e seguram bem a gigante de 2.553 kg. 

Continua após a publicidade

Outro ponto negativo é a baixíssima capacidade de carga. Embora a caçamba tenha 1.424 litros, ficando atrás somente da RAM 3500, a Classic pode carregar apenas 531 kg. Isso é menos do que a Fiat Strada, que na configuração de cabine simples, leva até 720 kg.

Por outro lado, se seu serviço precisar de um reboque, a Classic tem força suficiente para dar conta do recado. A picape pode puxar até mais de 3,5 toneladas, mais do que qualquer outra picape média. Ela ainda traz de fábrica preparação para gancho de reboque.

RAM Classic Laramie
(Divulgação/Ram)

Como uma versão de entrada, a RAM Classic não tem todo o luxo no acabamento igual as picapes mais caras da marca. Poucos materiais são utilizados e o plástico duro é predominante. A central multimídia tem 8,4’’, enquanto na 1500 da quinta geração ela tem 12’’. 

Continua após a publicidade

O sistema de som é da Alpine com 9 alto-falantes, um subwoofer e 506 watts de potência. O ar-condicionado é automático e tem duas zonas e os bancos são elétricos e tem sistema de aquecimento.

ram classic night
(Divulgação/Ram)

Viajar na segunda fileira não é problema, pois a Classic oferece bom espaço, graças ao entre-eixos de 3,57 m. O problema maior é o assoalho, que não é plano e prejudica o passageiro que vai no meio.

Na parte estética, ela os faróis  halógenos e com projetor de dupla função – apenas os DLRs são de LED – estão localizados um pouco abaixo da linha superior da grade. Já o capô musculoso é seu principal destaque e conta com duas entradas de ar falsas para dar um ar mais esportivo.

Continua após a publicidade
Ram_Classic_Interior_001
(Divulgação/Ram)

Na traseira há dois escapamentos, outro traço de esportividade. O nome da marca ocupa quase toda a tampa da caçamba e está escrito em alto relevo. As rodas são de alumínio e tem 20’’. 

A Classic já está à venda em duas versões, que se diferenciam pelos detalhes estéticos. A Laramie traz contornos cromados na grade dianteira, para-choque e nos retrovisores e será vendida por R$ 349.990. Enquanto a Night Edition, como o nome sugere, traz os mesmos acabamentos na cor preta e para-choque na cor do veículo. Seu preço é R$ 359.990. 

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Os opcionais são oferecidos pela Mopar e, entre os destaques, há alargador de para-lama off-road, degrau de caçamba, capota marítima e lança de engate. Em breve a lista vai crescer com itens como estribos automáticos e capota elétrica.

A RAM Classic vem importada do México e até o fim do ano terá 1.000 unidades disponíveis. Porém, a marca já garantiu um aumento de 50% nesse volume em caso de alta demanda.

Ram_Classic_Interior_025
(Divulgação/Ram)

Ficha técnica – Ram Classic

Motor: gasolina, dianteiro, longitudinal, V8, 16V, 5.654 cm3; 400 cv a 5.600 rpm, 56,7 kgfm a 3.950 rpm
Câmbio: automático, 8 marchas, tração 4×4
Suspensão: duplo A (dianteira) / eixo rígido, five-link (traseira)
Freios: disco ventilado (dianteiro) / disco sólido (traseiro)
Direção: elétrica,
Rodas e pneus: liga leve, 275/60 R20
Dimensões: comprimento, 581,6 cm; largura, 201,7 cm; alt., 197 cm; entre-eixos, 357 cm; peso, 2.553 kg; tanque, 98 l; caçamba, 1.424 l; capacidade de carga, 531 kg

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.