A Honda revelou a quinta geração do CR-V, SUV médio que já acumula duas décadas desde 1995. O novo modelo se alinha à atual identidade visual da marca japonesa, além de ficar maior e trazer o mesmo motor 1.5 turbo do Civic.
O SUV traz visual mais robusto (e marcante) do que o modelo anterior. A dianteira é totalmente nova e traz grade dianteira cromada integrada aos faróis com luzes diurnas de led, novos para-choques, capô mais longo e vinco lateral mais demarcado. As rodas, de 17 ou 18 polegadas, trazem desenho similar ao do Civic. A traseira abandonou as lanternas que lembravam o Volvo XC60, e adotou uma que invade a tampa do porta-malas. Mas a régua cromada abaixo do vidro continua lá.
No interior, as linhas mais horizontais, o painel de instrumentos com tela de TFT e tela da central multimídia de 7 polegadas destacada deixam de lado o ar de minivan que o SUV tinha. Porém, a alavanca do câmbio em posição elevada (presente desde a 3ª geração), permanece. Além de estar mais espaçosa por conta do maior entre-eixos, houve uma evolução na ergonomia do modelo e uma aparente melhora no acabamento, com peças suaves ao toque.
O novo CR-V também recebeu novidades em relação à motorização. Ele adota o mesmo motor 1.5 turbo do Civic, só que recalibrado para oferecer 193 cv e 24,7 mkgf. A transmissão é automática do tipo CVT para todas as versões, inclusive a de entrada LX, única opção equipada com o propulsor 2.4 aspirado de 186 cv e 24,8 mkgf de torque — atingido em rotação mais alta do que o modelo turbo. A tração sempre é dianteira, com tração integral entre os itens opcionais.
O SUV ganha ainda o inédito Shutter Grille, um sistema de grade ativa — que abre para melhorar o arrefecimento do motor ou se fecha para otimizar a aerodinâmica do modelo. Solução semelhante a encontrada na Chevrolet Spin 2017, apresentada em agosto.
Entre os principais equipamentos, destaque para a central multimídia com GPS e compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay, ar-condicionado de duas zonas, freio de estacionamento eletrônico, banco do motorista com ajuste elétrico e aquecimento, partida do motor a distância e entradas USB para os ocupantes do banco traseiro.
O pacote de segurança agrega alerta de saída de faixa, aviso de colisão frontal, alerta de ponto cego, assistente de colisão, detector de pedestres, assistente de farol alto e controle de velocidade adaptativo.
A expectativa é de que a nova geração do SUV chegue ao Brasil no final do primeiro semestre para brigar com as versões mais caras de Jeep Compass e Hyundai New Tucson. O CR-V atual é vendido no Brasil a partir de R$ 148.000.