Clique e assine por apenas 8,90/mês

Quebra-sol inteligente promete não deixar o sol cegar seus olhos nunca

Sem evoluir durante décadas, quebra-sol enfim ganhou uma versão hi-tech apresentada pela empresa alemã Bosch

Por Paulo Campo Grande - Atualizado em 3 abr 2020, 16h03 - Publicado em 28 jan 2020, 07h00
Sistema projeta sombra na região dos olhos do motorista Bosch/Divulgação

A Bosch criou um quebra-sol que bloqueia a luz com eficiência e somente na região onde é necessário.

O sistema consiste de uma tela LCD que controla a passagem da luz de modo seletivo. Para isso, ele conta com tem uma câmera que rastreia e acompanha os movimentos dos olhos do motorista.

Uma câmera rastreia a posição dos olhos do motoristas Bosch/Divulgação

A tela LCD escurece uma área de sua superfície de tamanho suficiente para projetar sobra na região dos olhos motorista. A projeção da sombra é resultado da posição do motorista e da direção com que a luz incide no para-brisas.

Qualquer mudança na posição do motorista ou na incidência solar é detectada, provocando o ajuste da área escurecida da tela.

Continua após a publicidade
O quebra-sol tradicional tem como efeito colateral a obstrução da visão do motorista Bosch/Divulgação

A parte da tela que não precisa ser escurecida permanece transparente favorecendo a visibilidade.

Essa invenção aperfeiçoa um dispositivo que estava esquecido pela indústria. Os primeiros quebra-sóis surgiram cerca de 20 anos depois dos primeiros para-brisas, no início do Século 20, segundo a Wikipedia.

No início, eles eram externos, como os que se veem ainda hoje nos caminhões, que contam com dois quebra-sóis: interno e externo.

A tela LCD permite enxergar através do quebra-sol Bosch/Divulgação

Depois que os quebra-sóis foram incorporados à cabine, eles ganharam melhorias: tornaram-se basculantes (para proteger o sol lateral) e receberam acessórios (prendedores de documentos, espelhos e iluminação).

Continua após a publicidade

Sua função principal, bloquear a incidência da luz solar, porém, sempre foi cumprida com deficiências. Além de deixar escapar áreas desprotegidas, os para-sóis ainda atrapalham a visão em alguns momentos.

Agora, o sistema da Bosch não tem espelho e porta-documentos mas é capaz de bloquear a luz com eficiência sem obstruir o campo de visão do motorista.

O Virtual Visor foi apresentado recentemente na feira de tecnologia CES, em Las Vegas, nos Estados Unidos e pode estar nos veículos sem mais demora, uma vez que sua instalação é simples, segundo a Bosch.

Publicidade