É HOJE! Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Quatro histórias de paixão pelo Fusca

Além de quilômetros, carros contam histórias. Shell Helix vai apresentar algumas aqui, em QUATRO RODAS

Por Abril Branded Content
Atualizado em 16 dez 2016, 21h53 - Publicado em 23 set 2016, 15h26
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Fusca é caso de amor antigo – atire a primeira pedra quem nunca andou em um!

    No início, na década de 1950, apenas 30 baratinhas desembarcaram no Brasil, importadas da Alemanha. Porém, logo o modelo começou a ser produzido nacionalmente e se tornou um dos carros mais populares e queridos do país.

    Seja preto, bege, azul ou verde, casamento, amizade e até traição, um Fusca conta muito mais do que quilômetros, conta histórias.

    Motor superlativo

    O primeiro modelo a rodar no Brasil contava com motor de 1 200 cilindradas. Em 1970, foi lançado o Sedan 1500, que, mais potente que o anterior, ficou conhecido como Fuscão. Quatro anos depois, foi lançado o 1600-S, ou Super Fuscão. Seu motor de dupla carburação, 52 cavalos e 1 600 cilindradas fez valer o apelido cheio de superlativos.

    Almir Rogério e seu Fuscão Preto
    Sucesso nas rádios: Almir Rogério narrou a história de uma traição ocorrida dentro de um Fuscão preto ()
    Continua após a publicidade

    Sucesso nas rádios: Almir Rogério narrou a história de uma traição ocorrida dentro de um Fuscão preto

    Sedan… Quem?

    “Fuscão preto, você é feito de aço…” Graças ao sucesso do hit dos anos 1980 na voz de Almir Rogério, o Fuscão preto entrou para a história da música brasileira. Na mesma época, a Volkswagen decidiu nomear oficialmente o modelo como Fusca. Sim, antes era só apelido. O nome original era VW Sedan – mas quase ninguém no mundo o chama assim. Na maioria dos países, o carro é conhecido como Besouro ou Baratinha, por conta do formato da carroceria.

    Ícone pop

    No mundo, o Fusca também é figurinha repetida na cultura popular. A participação mais conhecida do modelo em um filme, claro, é na pele de Herbie. Em Se Meu Fusca Falasse, participou de corridas automobilísticas, e a pintura branca com faixas coloridas se tornou icônica.

    Continua após a publicidade
    Itamar Franco dentro de um Fusca
    Itamar Franco, um notório entusiasta das Baratinhas (Rogério Montenegro/Quatro Rodas)

    Itamar Franco, um notório entusiasta das Baratinhas

    O retorno

    Por 24 anos, o Fusca foi o carro mais vendido do país. Porém, o modelo não acompanhou a evolução tecnológica dos concorrentes e as vendas foram encerradas em 1986. Foi preciso um pedido do então presidente Itamar Franco para que a produção se reiniciasse em 1993 – e, mesmo assim, três anos depois, a baratinha saiu de linha de vez. Mas a verdade é que o Fusca nunca saiu das ruas e até hoje é visto rodando nas cidades. É também o xodó de inúmeros clubes de colecionadores. Todo ano, acontece, no Autódromo de Interlagos, o maior encontro de Fuscas do país, organizado pelo Fusca Clube do Brasil.

    Continua após a publicidade
    Shell Helix
    Se seu carro já fez muito por você, retribua com Shell Helix ()

    Se seu carro já fez muito por você, retribua com Shell Helix

    Shell Helix

    Cada detalhe importa na manutenção de um carro clássico como o Fusca. Pintura brilhante, peças em ordem, interior impecável. E o motor, claro, é a joia da coroa. Shell Helix conta com uma linha completa e inovadora para todos os tipos de motores, com produtos modernos para atender às especificações de modelos atuais e antigos.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.