O futuro é elétrico, mas o passado também pode ser. A edição de novembro da QUATRO RODAS traz o primeiro teste em pista do GWM Ora 03, o compacto elétrico que começa a ser entregue neste mês para tentar conter o sucesso do BYD Dolphin.
Mas o passado também pode ser elétrico. Recriamos a foto lendária dos Gol GTS e GTi voando após mais de 30 anos para uma ocasião especial: testamos com exclusividade o Gol FTe, o Gol elétrico da FuelTech. E ainda comparamos ele com um Gol GTi completamente restaurado pela By Deni Studio.
A diferença agora também está em uma injeção. A FuelTech vem usando uma variação do seu sistema de injeção eletrônica para mostrar que é possível eletrificar qualquer carro e ter um sistema tão funcional quanto o de um carro elétrico de fábrica. E também potente: o Gol FTe tem potência e torque de Gol AP Turbo.
E tem muito mais!
NOVA MONTANA ENFRENTA A STRADA TURBO Juntamos a nova geração da Chevrolet Montana, maior e com cabine dupla, com a Fiat Strada equipada com a nova mecânica 1.0 turbo com câmbio CVT. Confira quem se deu melhor nessa!
VOLKSWAGEN VIRTUS EXCLUSIVE Testamos a única versão do Virtus 2024 equipada com o motor 1.4 TSI. Sim, o esportivo Virtus GTS foi transformado em uma versão requintada que a Volkswagen diz ter sido inspirada no Santana EX. Será mesmo?
AUDI Q8 E-TRON Para evitar confusões, o maior SUV elétrico da Audi agora se chama Q8 e-tron e, embora as modificações no visual não sejam revolucionárias, ele traz melhorias na mecânica.
FORD RANGER XLS 2.0 Conferimos o desempenho da Ford Ranger com o menor motor que já usou no Brasil. Mas até que o desempenho do 2.0 turbodiesel é bastante convincente. assim como o bom pacote de equipamentos para uma picape mais básica.
HONDA ACCORD HÍBRIDO Nova geração do sedã executivo está com acabamento melhor e também melhor que guiar. Não tem concorrentes diretos no Brasil, mas será que isso é suficiente para justificar o uso da mesma mecânica do Civic?
NO MEIO DO NADA Se muita gente que compra picape média não usa a tração 4×4, fizemos jus ao equipamento no norte da Argentina. A repórter Isadora Carvalho participou de uma travessia com a Nissan Frontier e encarou desde o clima desértico às agruras do solo vulcânico.
A distribuição às bancas e assinantes de todo o Brasil começou hoje (3/11), mas o prazo de chegada pode variar dependendo da região.
Carta ao Leitor: Boa leitura
Em 2015, em um curso de jornalismo automotivo que ministrei, no Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, havia um aluno interessado mas tímido, que participava discretamente das aulas. Tão discreto que, tempos depois de terminado o curso, ele conseguiu uma vaga de estágio em QUATRO RODAS e eu nem fiquei sabendo. Soube apenas quando cheguei à redação e ele estava lá, sentado diante do computador.
Me refiro ao repórter Guilherme Fontana, que depois do estágio seguiu seu caminho, rodou por esse mundo e voltou, quando eu já como
redator-chefe precisei de um reforço na equipe. Por ter outras obrigações, na época, não lembrava de como tinha sido sua passagem como estagiário, mas obtive boas referências dele.
E, independentemente do que ele fazia em 2021, antes de retornar para a QUATRO RODAS, passados dois anos é nítida sua evolução profissional. Guilherme hoje escreve de um jeito fluido, simples e fácil de ler, dando a impressão de que, se o leitor se demorar, as palavras à frente na frase vão escapulir. Quando se vê, o parágrafo acabou. O teste da capa com o GWM Ora 03 GT é dele.
Nas apresentações que grava nos vídeos, para o YouTube e o Programa QUATRO RODAS (canais 563, Claro, e 579, Vivo), suas falas têm a mesma clareza e fluidez. E que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho – já dizia a escritora Clarisse Lispector.
A diferença é que, nos vídeos, o público pode apreciar os tênis coloridos do Guilherme, único aspecto de seu visual em que ele se permite ser mais extrovertido.
No momento em que escrevo esta carta, Guilherme está na China. Ele, que prefere os carros aos aviões, encarou 48 horas dentro de um voo (ida e volta), em seu maior desafio profissional e pessoal, em suas próprias palavras, participando de um evento global com mais de 600 jornalistas de 80 países, com uma agenda lotada de almoços e jantares ao lado de lideranças globais de marcas como Chery, Omoda, Jaecoo e Exeed. Os primeiros relatos já foram publicados no site (quatrorodas.com.br) e aqui na seção Via Expressa.
Durante os sete dias entre Xangai e Wuhu, e outras atividades chinesas, ele dirigiu modelos que só chegarão ao Brasil a partir de 2024, como
Omoda E5, Exeed Exlantix ES e os Jaecoo 7 e 8. Em breve por aqui.
Quando iniciei na reportagem do Estadão, os veteranos me diziam que um jornalista leva dez anos para se tornar um bom repórter. Contando desde 2015, quando fez o curso do sindicato, até hoje, Guilherme está na lida há oito anos. Mas já pode se considerar pronto para os desafios, embora nosso aprendizado profissional e pessoal nunca termine.
Recomendo a leitura dos trabalhos do Guilherme e de outros textos deliciosos como o comparativo do VW Gol GTi original com um Gol FTe
(elétrico), do editor Henrique Rodriguez e a aventura off-road, da repórter Isadora Carvalho, no norte da Argentina, fronteira com o
Chile. Boa leitura!