Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

QR de maio: novo Toyota Corolla Cross, comparativo de SUVs pequenos e mais

O Jeep Compass ficou mais potente e logo o Toyota Corolla Cross passou por reestilização profunda de olho no rival. E tem muito mais na QR de maio de 2024

Por Eduardo Passos
Atualizado em 3 Maio 2024, 18h17 - Publicado em 3 Maio 2024, 17h00

O primeiro SUV nacional da Toyota foi lançado em março de 2021, com a responsabilidade de carregar o nome do carro mais vendido da marca e ainda superá-lo em vendas, assim como o rival, Jeep Compass, conseguia.

a toyota atualizou seu SUV médio e, mesmo sem mexer em alguns dos itens que eram objeto de críticas, deixou o modelo mais bonito e equipado. mudou o suficiente para seguir agradando seus felizes proprietários e tentar roubar a liderança do jeep compass. confira se você aprova as novidades
A Toyota atualizou o SUV médio e, mesmo sem mexer em itens criticados, deixou o modelo mais bonito e equipado. Tudo de olho em agradar atuais clientes e mirar no Jeep Compass (Arte/Quatro Rodas)

Passados exatos três anos, é possível afirmar que o Corolla Cross teve êxito no mercado, pois praticamente empatou em vendas com o Corolla sedã em 2023, e no primeiro trimestre de 2024 está em vantagem. Em relação ao rival direto, porém, o utilitário da Toyota não ultrapassou em nenhum mês as vendas do Compass, que se mantém como o SUV médio mais vendido do país.

Para tentar um “fato novo”, o Toyota recebe agora seu primeiro facelift de meio de geração. O Corolla Cross 2025 atualizou bastante o visual dianteiro e corrigiu defeitos internos, como na oferta do freio de estacionamento eletrônico. Por outro lado, a traseira mudou pouco, aquele escapamento segue lá e houve mudanças no rendimento dos conjuntos mecânicos. Um personagem com suas contradições, mas, sem dúvidas, o protagonista da edição de maio de QUATRO RODAS! E a gente não para por aqui.

RENAULT KARDIAN X VOLKSWAGEN NIVUS X FIAT PULSE Não surpreende a Renault ter colocado o Stepway de lado e apostado em algo mais próximo dos SUVs, pois quem fez isso se deu bem: Fiat Pulse teve 45.812 unidades emplacadas em 2023 e o Volkswagen Nivus, 52.106 unidades. Para ter ideia de como isso é representativo, se descontarmos o Kwid e suas 63.321 unidades, todos os outros seis carros de passeio da Renault somaram 52.206 emplacamentos em 2023. 

VW Nivus, renault Kardian e Fiat pulse se defendem pelo porte compacto e na eficiência dos motores 1.0 turbo, e tentam provar que vão além dos hatches aventureiros
VW Nivus, Renault Kardian e Fiat Pulse se defendem pelo porte compacto e na eficiência dos motores 1.0 turbo, tentando provar que vão além dos hatches aventureiros (Arte/Quatro Rodas)

Se tudo correr como o previsto, o Kardian será o segundo Renault mais vendido do Brasil até o fim de 2024. Ainda que sejam baseados nos hatches Fiat Argo e VW Polo, Pulse e Nivus conseguiram ir além da velha proposta de hatch aventureiro com suspensão mais alta e molduras nas caixas de roda. 

O Renault Kardian foi criado a partir da costela, ou melhor, do chassi da nova geração do Dacia Stepway. Isso, por si só, representa uma nova plataforma para o Brasil, mas com diferenças técnicas significativas. Com muitas mudanças, o Kardian chegou preparado para este embate. Os bem-sucedidos rivais darão conta?

Continua após a publicidade

HYUNDAI IONIQ 5 N Carros esportivos estão intimamente ligados ao barulho, cheiro de gasolina e trocas de marcha. Como emplacar um esportivo elétrico, então? Talvez o Hyundai Ioniq 5 N tenha a melhor resposta: o SUV (que chega ao Brasil em versão convencional em breve) ganhou variante com 609 cv, que vai de 0 a 100 km/h em 3,4 s.

A Mercedes tem a AMG; a BMW, a M... e a Hyundai pretende tornar a N reconhecida também nos carros elétricos. Com o Ioniq 5 N, a marca quer seduzir até os mais ferrenhos entusiastas dos esportivos a combustão
Com o Ioniq 5 N, a Hyundai quer seduzir até os mais ferrenhos entusiastas dos esportivos a combustão (Arte/Quatro Rodas)

Mais do que isso, ele traz simulação de trocas de marchas, ajustes dinâmicos profundos, opções de barulho variadas e alta capacidade de drift. A imprensa internacional foi unânime em elogiá-lo, e tratamos de pilotar o Ioniq 5 N para ter certeza do seu potencial.

NOVOS JEEP COMPASS E COMMANDER De uma vez, a Jeep trouxe novidades importantes para os seus dois maiores SUVs nacionais (inclusive se antevendo ao movimento de ataque do Toyota Corolla Cross e outros). O destaque está no motor 2.0 turbo a gasolina, com 272 cv e 40,8 kgfm que permitiram, a Compass e Commander, ostentarem nova versão Blackhawk, esportiva.

De uma vez, Jeep Compass e Commander passam por alterações profundas na linha 2025, de olho na concorrência
De uma vez, Jeep Compass e Commander passam por alterações profundas na linha 2025, de olho na concorrência (Arte/Quatro Rodas)

Aproveitando o embalo, a marca ainda deu descontos extensos ao longo das linhas, apresentou o Commander de cinco lugares e alterou a distribuição de equipamentos entre as diversas variantes. Logo, reunimos o que você precisa saber acerca dos novos Jeep Compass e Commander 2025.

CITROËN Ë-C4 X O novo Citroën Basalt completará o trio de renovação da marca no Brasil, agora com um misto de sedã e SUV cupê de fabricação nacional. Na Europa, esse estilo de carroceria dá vida ao C4 X, que ganhou versão elétrica melhorada.

Continua após a publicidade
A Citroën elevou a potência e a autonomia da versão elétrica do C4 X, mas a evolução pode não ser suficiente para que o modelo enfrente a acirrada concorrência no novo mundo dos elétricos
A Citroën elevou a potência e a autonomia da versão elétrica do C4 X, mas a evolução pode não ser suficiente para que o modelo enfrente a acirrada concorrência no novo mundo dos elétricos (Arte/Quatro Rodas)

Motor dianteiro de 156 cv e 26,5 kgfm, alcance superior a 400 km e interior razoavelmente modesto. Afinal de contas, a ideia é oferecer um SUV na faixa dos 40.000 euros, tornando-o opção acessível para as famílias europeias.

E tem muito mais na edição 781 de QUATRO RODAS!

Carta ao leitor: Cumprindo nossa missão

Nestes tempos de conteúdos pagos disfarçados de notícia, estímulos eletrônicos de dopamina e confusão mental por excesso de informação, muitas vezes o jornalista trabalha sem saber se sua produção cumprirá seu propósito: ser recebida na íntegra, entendida e reconhecida como verdadeira, isenta e esclarecedora. 

Por isso, foi reconfortante e recompensador ler os comentários deixados em nosso canal no YouTube, no vídeo de estreia do BYD Dolphin no teste de Longa Duração. Quando escrevi esta carta, os comentários passavam de 1.800. Quem interagiu, além de comentar sobre o carro, em muitos casos, expressou também sua opinião sobre o conteúdo – a parte que mais me deixou feliz. 

Continua após a publicidade

O vídeo foi apresentado por Henrique Rodriguez, captado por Fernando Pires, com assistência do Leonardo Barboza e editado pela Justyce Filmes, sob a coordenação da Isadora Carvalho. Veja aqui algumas mensagens (editadas), às quais agradeço imensamente aos autores.

@MeuCarroLifeStyle: Excelente vídeo mostrando uma realidade que muita gente (eu inclusive) não conhecia! Vídeo de utilidade pública!

@guilhermecortereal6500: Cara, que relato foi este? Muito obrigado […]. Vou acompanhar a experiência de vocês (no Longa Duração) e, quando chegarem aos 100.000 km, decido se compro um BYD.

@RodrigoLealRFL: Quatro Rodas foi, é e continuará sendo a referência nacional em jornalismo automotivo.

@paullo_dg: Esse vídeo que tem mais de meia hora, mas passa como se fossem 10 minutos. Muito bom.

Continua após a publicidade

@leonstarr1: Depois de milhares de vídeos, tanto de canais conceituados e também de simples usuários, ninguém, absolutamente ninguém, havia mencionado esses pontos sobre garantias excludentes.

@danielandrade5075: Falar do serviço ofertado e das inconsistências no manual é coisa de quem se preocupa com a qualidade do serviço e com o rigor técnico. Jornalismo automotivo de primeira linha.

@toga3713: É muito bom eu ver que uma revista que eu comprava quando era moleque está até hoje. Trinta anos depois, mantém sua excelência nas suas reportagens. Já escolhi muito carro baseado nas reportagens de vocês e não me arrependi.

@rogermariz4847: Parabéns a todos que colaboraram na elaboração dessa reportagem. Supercompleta e plena de informações úteis para quem adquiriu ou pretende adquirir um veículo elétrico.

@albanibr4: Como é bom ter uma análise qualitativa nesse nível de profissionalismo jornalístico.

Continua após a publicidade

@danielm5098: Este vídeo tem uma série de informações valiosíssimas, tanto para a BYD quanto para o público em geral que está prestes a adquirir o seu primeiro carro elétrico.

@corinabeck8698: É sempre bom ter informações mais aprofundadas a respeito de um carro (principalmente um que é novidade em vários sentidos) antes de se decidir pela compra.

@j.pedroso3772: Neste momento de expansão dessa revolução que pode ser o carro elétrico, se faz ainda mais necessária uma iniciativa como o sempre excelente teste de Longa Duração.

@nathanaelsilva6224: Não tenho elétrico nem tenho vontade de ter, mas adorei a matéria, é bom saber a fundo sobre o que estamos opinando, muito obrigado.

@15626798: Vídeo com detalhes novos sobre a aquisição não comentados em outros canais! Até o momento, as vendas e as propagandas estão lindas […]. Quero ver como será o pós-venda e a durabilidade desse carro no dia a dia! Ótimo carro para o Longa Duração de 100.000 km. Vai ser legal e esclarecedor acompanhar!

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.